quarta-feira, 17 de junho de 2020

Atos 13:11

Atos 13:11 - Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
EIS AÍ, POIS, AGORA CONTRA TI. Saulo de Tarso a bem pouco tempo havia passado por uma experiência similar ao passaria a ocorrer com Elimas o encantador. Não há dúvida que tal experiência tenha sido uma medida disciplinadora de grande ajuda para Saulo, a fim de que ele viesse a entender que não era alto suficiente em nada, e que o apagar das luzes o fez compreender que existe alguém maior que ele, a quem o homem arrependido deve confessar, passando a fazer a sua superior vontade.

A MÃO DO SENHOR. Essa foi uma expressão utilizada por Paulo para dizer que não seria a sua própria vontade, mas que a ação da parte de Deus é que faria suas palavras se cumprirem. Com isso, Paulo quis dizer a Barjesus, que a partir daquele momento Deus iria agir para coibir as ações enganosas da parte de Elimas. Na realidade Paulo reconhece que não tinha poder para fazer tal coisa, mas Deus sim poderia realizar.

E FICARÁS CEGO. Barjesus, o encantador ou mágico, se intitulava a grande luz que buscava iluminar os que se achavam nas trevas por meio de suas práticas ocultistas, agora ficaria totalmente sem luz. Na verdade, existem muitos enganadores que por meio de suas teorias buscam ser guia dos outros, mas estão em profundas trevas, porque não possuem a verdadeira luz que vem do Deus de toda a glória e virtude.

SEM VER O SOL POR ALGUM TEMPO. Paulo mediu as suas palavras pela tabela da misericórdia quando profetizou que Elimas ficaria cego por algum tempo, e não para o resto de sua vida. Conjecturamos que Paulo tenha imaginado que o castigo temporário na vida de Barjesus era o suficiente para que este viesse a reconhecer seus próprios erros. Paulo previa que o castigo como disciplina seria o suficiente para Elimas.

E NO MESMO INSTANTE. Essa ação instantânea de Deus em fazer cumprir as palavras do seu servo Paulo foi uma importante comprovação de que realmente a autoridade de Deus estava com a sua vida e com as suas palavras. Hoje não se ver mais com frequência coisas do tipo acontecerem, até porque a grande maioria dos que se dizem líderes do cristianismo estão envolvidos na obra de Deus com outras intenções.

A ESCURIDÃO E AS TREVAS CAÍRAM SOBRE ELE. O Dr. Lucas, o médico amado e escritor do livro de Atos dos Apóstolos sabia exatamente o nome da patologia que acometeu a Elimas, mas ele preferiu termos exteriores para falar de verdades espirituais também. De fato, Barjesus já estava vivendo esta realidade espiritual, que veio a se tornar em verdade real para o seu dia a dia, em que ele perdeu a sua visão física também. A escuridão fala da ausência da luz, às trevas é muito mais do que isso.

E, ANDANDO À RODA, BUSCAVA A QUEM O GUIASSE PELA MÃO. Podemos imaginar essa cena de um homem que antes era orgulhoso, prepotente e que se achava o iluminado, guia dos que estavam em trevas. Agora, humilhado, andando em volta de se mesmo, sem direção, precisando de que alguém o guiasse pela mão. O procônsul deve ter ficado admirado com o que aconteceu com Elimas, vendo sua fragilidade.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...