sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atos 12:7

Atos 12:7 - E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
E EIS QUE SOBREVEIO. Era uma noite literal no tempo dos homens, mas que também representava uma noite simbólica na vida de Pedro, porque ele estava atravessando um dos momentos mais difíceis de sua trajetória até o momento. Mas também apreendemos com as Sagradas Escrituras que no meio destas noites escuras, Deus entra em ação para trabalhar poderosamente em favor dos que nele esperam. Sobreveio a solução para aquele problema que era um grande perigo na vida de Pedro.

O ANJO DO SENHOR. Em muitos casos, ainda na época do Velho Testamento, a manifestação deste anjo do Senhor, segundo os teólogos, era a epifania de Cristo, ou seja, era a manifestação do Logos eterno. Deus tem a seu serviço um ilimitado número de anjos, que estão ao serviço do seu reino. Estes anjos da parte de Deus também estão na terra a serviço dos que hão de herdar a salvação, conforme (Hebreus 1:14)

E RESPLANDECEU UMA LUZ NA PRISÃO. Ainda sobre os anjos, quando se diz que era um anjo de Deus, isso pode ser para distinguir dos anjos das trevas, que também são chamados de demônios. Os anjos de Deus são iluminados e onde eles estão resplandece o fulgor da glória de Deus. Pelo que lemos neste texto, não temos como saber se esta luz que resplandeceu na prisão era do anjo ou era a presença de Deus.

E, TOCANDO A PEDRO NA ILHARGA. Alguns dos judeus, como os saduceus não acreditavam que os anjos fosse algo real, mas eles imaginavam que estes seres eram apenas seres inatingíveis. Os gnósticos mais ascéticos acreditavam que estes anjos eram apenas uma força e não algo tangível. O escritor Lucas afirma que o anjo de Deus era tangível e real, ao ponto de tocar na ilharga de Pedro como se fosse uma pessoa.

O DESPERTOU, DIZENDO. Pelo que temos exposto aqui, é possível que Pedro estivesse neste momento dormindo o sono dos inocentes, até porque não tinha noção do que estava para lhe acontecer no dia seguinte, em que ele seria provavelmente executado pelo rei Herodes para satisfazer aos judeus. Apenas a luz que resplandeceu naquele lugar não foi suficiente para Pedro acordar, mas agora o anjo de Deus o desperta para uma nova realidade e mudança de situação positiva com a sua libertação da prisão.

LEVANTA-TE DEPRESSA. Quando o anjo diz a Pedro para este se levantar, podemos pensar pelo menos duas coisas: A primeira é que pode ser que Pedro estivesse deitado sobre o solo daquela prisão e segunda coisa é que esta pode ser apenas uma força de expressão que Lucas se utiliza para fala sobre o chamado do anjo a Pedro para saírem da prisão. Havia da parte do anjo pressa em libertar a Pedro daquele lugar horrível.

E CAÍRAM-LHE DAS MÃOS AS CADEIAS. Essa foi uma das primeiras providências do anjo de Deus, porque as cadeias que estavam sobre as mãos ou os pés de Pedro, também estavam ligadas aos dois soldados que estavam na mesma sela que Pedro da parte de dentro. Lucas não nos diz o que realmente aconteceu com os soldados romanos, que estavam ligados a Pedro com as cadeias nem com os que estavam fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...