sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atos 12:5

Atos 12:5 - Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
PEDRO, POIS. A morte de Cristo teve um grande abalo para todos os seus seguidores, ao ponto dos apóstolos voltarem as suas atividades econômicas de pescadores. O martírio de Estêvão provocou pavor nos discípulos, ao ponto de muitos fugirem de Israel. Agora, a morte de Tiago, apóstolo de Cristo, fazia reinar o medo entre todos. Porem, se Herodes tivesse imediatamente martirizado a Pedro, consequentemente isso traria grandes prejuízos para toda a comunidade cristã em Jerusalém e em Israel.

ERA GUARDADO. Não temos como saber quantos dias Pedro ficou naquela prisão, porque a narrativa não nos declara, mas podemos conjecturar que este era um momento de reflexão para o servo de Deus. Lucas fala a respeito da oração da igreja em favor de Pedro, mas também podemos imaginar que o próprio Pedro fazia suas orações ao Deus Todo-poderoso para que Este viesse a lhe conceder liberdade plena.

NA PRISÃO. O livro não faz menção aos detalhes desta prisão, todavia, podemos pensar que fosse uma prisão de muita segurança, uma vez que, o rei Herodes sabia que havia a possibilidade de um resgate, uma vez que, os cristãos eram muito unidos e com isso, poderiam se amotinar para libertar a Pedro, que era neste momento o principal dos líderes da igreja em Jerusalém. Deus estava com Pedro naquele lugar.

MAS A IGREJA. Quem era a igreja? Lucas não fala de um templo feito de materiais perecíveis como telhas, madeiras e tijolos. Nem muito menos o escritor fala a respeito de uma denominação ou organização religiosa como muitos pensam. O autor deste livro também não está falando de uma empresa como o são as igrejas de hoje. No entanto, o Dr. Lucas esta se referindo a um povo lavado e remido pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Israel espiritual de Cristo Jesus.

FAZIA CONTÍNUA ORAÇÃO. Fazer parte da igreja de Cristo não é fazer parte simplesmente de uma sociedade religiosa, como acontece com muitos seguidores dos sistemas meramente denominacionais. Fazer parte da igreja de Cristo é ser parte de um organismo vivo, que em ação move os céus e a terra. Esta colocação feita pelo escritor nos faz entender que a igreja estava intercedendo por Pedro sem interrupção, e com isso, nos faz compreender tanto de dia como de noite oravam em campanha.

POR ELE. Pedro não estava só nesta batalha, mas havia um exército em oração permanente para que Deus fizesse um milagre de libertação em favor do servo de Deus. O que Pedro vinha realizando em suas atividades em favor da igreja de Cristo despertava um grande amor dos irmãos por ele. Perder a Pedro neste momento da história da igreja poderia trazer grandes prejuízos para o andamento da obra de Deus.

A DEUS. Como é importante a oração da igreja a Deus em favor de uma causa. Me faz lembrar do ano de 1995, quando a medicina desenganou a minha mãe, que estava cometida de um câncer. Eu vinha ha anos participando dos círculos de orações na igreja e entrei em contato com muitas irmãs de oração, e muitas orações foram feitas, Deus fez a obra e até hoje minha mãe esta viva já com seus oitenta e quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...