sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:5

2 João 1:5 - E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
E AGORA. Ao que tudo indica, o autor aponta em direção de uma nova situação para aquela senhora e sua família. Não sabemos ao certo a que religião ela pertencia antes de se converter ao cristianismo. Há quem diga de que ela era uma Judia da dispersão, que antes de ter um encontro com Cristo seguia o judaísmo helenísticos e com isso procurava guardar os mandamentos da legislação mosaica. Por outro lado há quem defenda de que esta irmã, antes de ser alcançada pelo evangelho das boas novas seguia as religiões pagas de sua cidade, coisa que era comum no mundo antigo. Mas agora, que fora liberta por Cristo, precisava desfrutar uma nova experiência de vida.

SENHORA. Este tratamento dado pelo apóstolo a esta irmão, fala do seu respeito e consideração que tinha por ela e por sua família. No início desta carta o autor a classifica de senhora eleito, com isto, entende-se que João já havia percebido que ela realmente era uma pessoa especial para Cristo e eleita para fazer coisas importantes pelo reino de Deus. Há alguns comentaristas que afirmam ser esta senhora uma diaconisa da igreja de Cristo e que apoiava as reuniões da igreja em sua residência. Isto porque nesta época não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo, somente depois de 312 D.C. é que isto mudou.

ROGO-TE. O que o apóstolo tinha para recomendar aquela irmã e a igreja que se reunia em sua residência assim ele o estava fazendo de forma solene, ao ponto de impetrar uma súplica em forma de rogos para que ao ser lida, não fosse recebida como uma simples informação, mas como sendo um mandamento da parte de Cristo. Esta forma de se dirigir a alguém era comum na cultura cristã primitiva, até mesmo das autoridades mais importantes para as menos destacadas. O importante neste caso não era o remetente da recomendação, mas sim, o que se estava sendo solicitado do receptor da petição. Mas, isso também fala da importância desta senhora irmã, eleita.

NÃO COMO SE ESCREVENDO UM NOVO MANDAMENTO. É provável que o apóstolo em outras oportunidades já tivesse ensinando as coisas do reino de Deus para aquela senhora e sua família, quem sabe, com a igreja que se reunia em sua casa. Ao que tudo indica, uma nova situação estava se modulando com aquela senhora e sua família, ao ponto de serem lembradas as mesmas coisas, agora, no entanto, de forma escrita. Não havia nada de novo com relação aos ensinos da nova dispensação.

MAS AQUELES MESMO QUE DESDE O PRINCÍPIO TIVEMOS. Jesus não escreveu pessoalmente nenhuma obra literária, no entanto, depois de sua ascensão, orientou aos seus apóstolos de que ensinassem e escrevessem seus ensinamentos para a igreja que estava se formando. Certamente João se refere a estes ensinos de Cristo.

QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS. A prova disto é que o apóstolo cita um dos mandamentos muito importantes da lei de Cristo, que é o amor fraternal da igreja. O primeiro é: Amar a Deus sobre todas as coisas, e o segundo é amar ao próximo como a si mesmo, nisto é que consiste a nova dispensação de Deus em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...