sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:6

2 João 1:6 - E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.
E O AMOR É ESTE. O autor se refere ao amor fraternal que deve haver entre todos os que fazem parte do reino de Cristo. A legislação mosaica determinava uma infinitude de regras e mandamentos para quem seguiam as suas leis. Na nova dispensação ou nova aliança de Deus com a humanidade por Cristo, o novo legislador, Cristo Jesus, resumiu a lei em dois mandamentos principais. O primeiro é amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas, e o segundo, semelhante a este é: E ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende a lei de Cristo. Quem não é praticante do amor fraternal, não pode dar testemunho de que vive o evangelho.

QUE ANDEMOS. Em muitas partes do evangelho encontramos passagens que abordam a questão do andar cristão. Todas as legislações religiosas do mundo têm suas leis que ditam as normas para quem deseja fazer parte de suas comunidades. O judaísmo tem a legislação mosaica, e o cristianismo, como não podia ser diferente tem o evangelho das boas novas de Cristo, que contem os mandamentos de como se deve seguir ao Senhor Jesus, conforme o evangelho da verdade. E a recomendação é de que se alguém diz que está em Cristo, este tal deve andar como ele andou. Esta é uma citação do mesmo escritor desta carta, e nós encontramos em (1 João 2:6).

SEGUNDO OS SEUS MANDAMENTOS. Além dos dois mandamentos principais, de amar a Deus acima de qualquer coisa e ao próximo como a si mesmo, encontramos muitos outros ensinos deixados pelo Senhor Jesus, de forma oral, que foram copilados pelos escritores dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Além é claro dos muitos ensinos transmitidos pelos seus apóstolos em forma de pregação e dos seus escritos, que chegaram até nós. Quem conhece o evangelho do Senhor Jesus assim como ele está registrado no novo testamento, pode dizer que tem condições de seguir a Cristo, conforme a vontade superior do Deus Pai e Criador.

ESTE É O MANDAMENTO. No caso em foco, a que se refere nesta frase o escritor, ele destaca o mandamento do amor fraternal. É provável que João estivesse ciente de alguma divisão dentre os membros da família daquela senhora eleita, para quem ele endereçou a sua epístola. Ou quem sabe ele tinha conhecimento das contendas pela falta de amor fraternal entre os membros da igreja de Cristo que se reunia na casa daquela Senhora. Uma das tarefas comuns do império das trevas é semear a discórdia entre o povo de Deus. Mas o escritor alertava a igreja sobre este perigo.

COMO JÁ DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES. Com a ascensão de Cristo, e para a continuidade da igreja na terra, uma das coisas muito importante na vida dos cristãos era a unidade. E os apóstolos andavam de lugar em lugar onde havia comunidade cristã, arrebanhando pela união o povo de Cristo. E o amor fraternal de forma sincera entre todos os seguidores de Cristo representava a sobrevivência do cristianismo.

QUE ANDEIS NELE. Que andeis em que? No amor fraternal! As pregações dos apóstolos e a confirmação pelos seus escritos eram a mesma coisa que eles anunciavam desde o principio. A prática do amor fraternal, não podia faltar na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...