quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Judas 1:3

Judas 1:3 - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
AMADOS, PROCURANDO EU ESCREVER-VOS. Quem sabe para amortecer um pouco o impacto de sua forte mensagem, o autor começa sua exortação de forma carinhosa chamando os seus leitores de “amados”. Desta forma ele deixa transparecer de que suas palavras não são negativas, mas positivas, no sentido de mostrar a cura para o problema, mesmo que o medicamento seja amargo para se ingerir. Não se sabe o grau de dificuldade que o escritor teve para deixar esta carta por escrito, mas o certo é que ele demonstra um grande esforço para assim o faze-lo. Há quem diga que sua leitura fosse pouca e não contasse com um amanuense para lhe auxiliar neste feito.

COM TODA DILIGÊNCIA. Talvez o autor desta carta fosse um novo convertido ao cristianismo, e que não conhecesse em profundidade os elementos da nova aliança de Deus por meio de Cristo para a humanidade. Pelo que se sabe, os irmãos de Jesus só passaram a acreditar que ele era realmente o Messias prometido, um pouco mais tarde, no decorrer do desenvolvimento da igreja primitiva. No entanto, o autor estava empregando toda a sua diligência e o pouco que conheciam da nova dispensação para deixar para as gerações futuras esta obra literária de cunho religioso importante.

ACERCA DA SALVAÇÃO COMUM. Provavelmente o autor conhecia muito bem a legislação mosaica e suas regras complicadas para se achar graça diante de Deus. Até porque a antiga aliança de Deus com Israel, não continha as mesmas promessas de salvação, em termos de vida eterna, como a nova dispensação da graça. Quando o autor chama de “salvação comum” é que Jesus descomplicou o aceso a posse de todas as bênçãos de Deus para a humanidade. E de acordo com a nova aliança da graça, qualquer ser humano que receber a Cristo em sua vida tem a promessa de salvação. A antiga aliança era exclusiva com uma não, já a nova é com todos os povos do mundo.

TIVE POR NECESSIDADE ESCREVER-VOS E EXORTAR-VOS. Se neste ponto, o pensamento do ator estiver direcionado para os seus leitores compatriotas israelenses, ele bem focaliza seu objetivo em uma necessidade urgente de todos se converterem do judaísmo para o cristianismo, seguindo as normas estabelecidas pelo evangelho das boas novas, escrito por ele e pelos demais autores do novo testamento. A palavra “exortar-vos” vem no sentido de aconselhamento e não como uma regra fixa que seja obrigada a ser cumprida a qualquer custo, como a lei.

A BATALHAR PELA FÉ. Esta fé a que se refere o autor diz respeito à fé de conformidade com o evangelho de Cristo, não mais pela fé judaica nem pela fé natural das religiões pagãs. Em toda a extensão do novo testamento se destaca a importância da fé no poderoso nome de Cristo para a salvação. A parte do ser humano em uma aliança com Deus é justamente a sua fé e da parte de Deus a graça.

QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS. Os que cumpriam os mandamentos da lei eram chamados de justos, já na nova aliança, quem guarda o evangelho de Cristo é chamado de santo. Isto é, santo vivo e não morto ou canonizado por uma religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...