quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:7-8

3 João 1:7-8 - Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios. Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.
PORQUE PELO SEU NOME SAÍRAM. O Nome, que dizer: o nome de Cristo Jesus, conforme se ver em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Era no nome de Cristo Jesus que os missionários e evangelistas itinerantes pregavam o evangelho da salvação nos campos missionários. Eles não estavam em nome de nenhuma organização religiosa, mas sim, serviam ao reino de Deus em nome do Senhor Jesus Cristo para quem eles faziam missões no mundo.

NADA TOMANDO DOS GENTIOS. Como os evangelistas itinerantes e missionários eram enviados a pregarem o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido e onde ainda não havia igreja local, eles eram levados pelo Espírito de Deus para o mundo gentílico, para alcançarem os incrédulos para Cristo, e dos não cristãos eles não podiam receber qualquer ajuda financeira, para que o evangelho não fosse escandalizados e eles fossem taxados de aproveitadores. Hoje, o conceito do mundo com respeito aos líderes religiosos é de que são todos ladrões, dada a comercialização da palavra de Deus por parte dos que dizem representar as denominações. O autor não queria que isso acontecesse com os missionários cristãos.

PORTANTO, AOS TAIS DEVEMOS RECEBER. A recomendação do apóstolo ao seu amigo e companheiro de ministério Gaio era de que as igrejas deviam apoiar estes verdadeiros missionários do reino de Cristo, lhes dando toda hospitalidade possível, seus sustentos e condições para que realizassem a obra missionária. Os missionários da igreja primitiva não tiravam proveito do evangelho para ganharem dinheiro com a pregação da palavra de Deus, o que eles precisavam mesmo era de hospitalidade dos lideres das igrejas, seus sustentos e apoio espiritual para realizarem suas atividades evangelísticas. Diferente dos dias de hoje, onde existe uma leva grande de profissionais do evangelho, que ganham muito dinheiro para pregarem a palavra.

PARA QUE SEJAMOS COOPERADORES. O autor se inclui juntamente com Gaio e os demais que apoiavam os missionários em cumprirem suas missões em levarem o evangelho de Cristo aos povos ainda não alcançados. O escritor tinha como privilégio em poder cooperar com a obra de Deus em apoiar os trabalhos dos missionários e pregadores do evangelho itinerantes. Por ser um líder muito ocupado em cuidar das coisas ministeriais e das atividades da igreja local, o apóstolo não podia se dedicar as atividades missionárias, de forma que ele via a oportunidade de fazer a obra missionária, mesmo que indiretamente, enviando e ajudando aos missionários.

DA VERDADE. João afirmava para seu companheiro de ministério, Gaio, de que uma forma de estar na verdade do evangelho seria cooperar com a obra missionária, dando todo apoio necessário para que os missionários cumprissem suas respectivas missões. Existem três maneiras de se fazer missões, indo ao campo missionário, apoiando financeiramente a obra missionária e dando apoio espiritual aos missionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...