quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Judas 1:1

Judas 1:1 - Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo.
JUDAS. Existem várias personagens com este nome nas páginas das sagradas escrituras, principalmente no Novo Testamento, até porque este nome se tornara comum entre os Judeus. Entre os próprios discípulos de Jesus havia dois homens com este nome, que eram Judas Iscariotes e Judas filho de Tiago (Lucas 6:16). Tinha também um que era meio irmão de Jesus, porque era filho de Maria e José, e é provável que seja o Judas que é autor desta carta chamada universal. Ainda nas páginas do Novo Testamento se ler sobre Judas, o Galileu, Judas Damasceno, Judas chamado Barsabas. Já na história dos Hebreus teve um homem muito importante pós-exílio chamado de Judas Macabeu. Judas é nome derivado de Judeu que veio de Judá.

SERVO DE JESUS CRISTO. Este autor começa sua epístola com humildade ao se destacar como servo de Jesus Cristo. Como irmão do Senhor, poderia usar esta ligação familiar com o fundador do cristianismo para impor autoridade a sua missiva, no entanto não usou de tal artifício. Ao que tudo indica, posteriormente a ressurreição do Senhor Jesus, seus irmãos e irmãs passaram a crer que ele era o Messias de Deus enviado ao mundo como salvador da humanidade. E neste caso Judas que era irmão de Jesus passou a servir fielmente ao grande Mestre Jesus de Nazaré. Com isso ele passou a dedicar sua vida e todas as suas atividades ao evangelho de Cristo Jesus.

E IRMÃO DE TIAGO. Tanto Judas quanto este Tiago citado neste texto eram meio irmãos de Jesus, afirma-se meio irmãos, porque Jesus não teve um pai biológico, uma vez que ele foi gerado pelo Espírito de Deus, de forma que Judas e Tiago eram seus irmãos apenas por parte de Maria. Quanto aos nomes dos irmãos de Jesus, incluindo Judas e Tiago, basta ler Mateus 13:55 - Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? Com destaque que cita o nome de Maria que era a mãe de ambos. Há quem diga que Judas destacou o fato de ser irmão de Tiago porque este Tiago era a principal autoridade eclesiástica da igreja em Jerusalém. E como tal merecia este destaque.

AOS CHAMADOS SANTIFICADOS EM DEUS PAI. Aos chamados. A bíblia fala sobre que muitos são chamados, isso nos faz entender de que esta carta de Judas estava endereçada e tinha o seu destino aos que em qualquer lugar do mundo, sente que é uma pessoa chamada por Deus para pertencer ao seu reino. A expressão “santificada em Deus Pai” se dar pelo fato de que foi Deus quem tomou a iniciativa de remissão da igreja de Cristo, mediante o enviou do seu Messias para justificar a todos quanto fazem parte do seu reino. Deus enviou seu Filho como Salvador do mundo.

E CONSERVADOS POR JESUS CRISTO. Cristo Jesus em sua perfeita e eficaz obra de redenção deu ao mundo a chance de continuar existindo e com isso abre a possibilidade do ser humano se reconciliar com Deus. Por mais que se escreva a respeito, mas ninguém tem condições de expressar o devido valor do sacrifício de Cristo pela humanidade e principalmente pela sua igreja que ele resgatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...