sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:8

2 João 1:8 - Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
OLHAI. O autor nos deixa escapar ainda que indiretamente a sua intenção de exortar os seus leitores sobre um tema um tanto polêmico. Na realidade existem pessoas e não são poucas, que gostam mesmo é de olhar para a vida dos outros. São aquelas pessoas que vivem de fazerem fofoca das vidas alheias. São aqueles que têm olhos de borracha para só verem os defeitos dos outros, mas se esquecem dos seus. O escritor recomenda que estes se convertam e passem a olhar para si mesmos. Ninguém foi constituído por Deus como juiz da vida de ninguém, o único que foi constituído como juiz dos vivos e dos mortos, foi Cristo Jesus, ele que nunca pecou e nem falhou.

POR VÓS MESMOS. Quando usamos da curiosidade em olhar para o nosso testemunho de vida pessoal, no sentido de nos corrigirmos a cada dia, no final da trajetória teremos alcançados grandes vitórias. Precisamos sim, dedicar tempo e cuidado para não vivermos ao bel prazer, mas procurando de todas as formas fazer a vontade do nosso Deus, porque assim sendo, tomaremos posse de todas as suas promessas para as nossas vidas. Usando sempre o colírio da santificação e da pureza, a fim de progredirmos no desenvolvimento espiritual, rumo às mansões celestiais.

PARA QUE NÃO PERCAMOS. O mesmo escritor nos traz uma recomendação importante em Apocalipse 3:11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Com isto, entende-se que existe a possibilidade de se perder muitas coisas espirituais. São textos como este que os defensores do livre arbítrio se apegam para atacarem as ideias teológicas defendidas pelos calvinistas. No entanto, em um debate racional e sem extremos, pode-se encontrar dentro das próprias escrituras argumentos para a defesa de ambas as ideias, Tanto arminiana, quanto calvinista. São os casos denominados de paradoxos da teologia moderna.

O QUE TEMOS GANHO. Não se pode e nem se deve estabelecer uma regra geral para todos neste caso, porque cada um individualmente é que julga saber o que têm ganho da parte de Deus e do seu reino. A verdade é que pouco ou muito, todos que são remidos por Cristo Jesus tem recebido alguma coisa do espírito santo de Deus. Com relação a salvação, ela é comum a todos os que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus. Já com respeito a diversidade de dons, são diferentes.

ANTES RECEBEMOS O INTEIRO. A missão do Cristo de Deus foi justamente para efetivar a vitória completa dos seus remidos. As suas promessas são propostas para todos os que fazem a sua vontade do Deus Criador. Cabe a cada um de nós nos esforçarmos para tomarmos posse de todas as bênçãos que nos esperam no porvir.

GALARDÃO. A bíblia nos afirma de que todos iremos comparecer perante o tribunal de Cristo para recebermos o nosso galardão (2 Coríntio 5:10). As sagradas escrituras nos falam sobre muitas coroas que os salvos em Cristo irão receberem e etc. e tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...