quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:15

3 João 1:15 - Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome.
PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

SEJA CONTIGO. O autor deseja ao seu amigo e companheiro de ministério, Gaio que a paz que procede de Deus esteja sobre a sua vida, com o desfrutar de plena tranquilidade no seu dia a dia. Que o sossego seja o resultado de uma vida de bem-estar em todos os momentos que ele tiver que passar. Com absoluta saúde em seu organismo, assim como bem estava a sua alma, recebendo as vitaminas celestiais para se fortalecer cada vez mais. Esta paz que o ancião deseja a Gaio, neste tempo da igreja primitiva, era o que os cristão mais precisavam por conta das perseguições.

OS AMIGOS. Não se sabe ao certo quem são estes amigos aos quais o escritor se refere, porque em vez de amigos ele poderia ter escrito, “os irmãos”. Neste sentido, alguns comentaristas defendem de que Gaio era muito conhecido na cidade de Éfeso por pessoas que faziam parte da sociedade daquela cidade. No entanto, é mais real se pensar que o autor se refere aos seus amigos e irmãos que faziam parte da igreja de Éfeso. Até porque existem no maio do povo de Deus aqueles que são irmãos no cristianismo, mas não são amigos pessoais. É provável que Gaio tenha feito muitas amizades com os irmãos da igreja de Éfeso e um deles é o próprio apóstolo João.

TE SAÚDAM. Os amigos saúdam-te. Neste ponto, a saudação pode incluir todos que faziam parte da igreja de Éfeso, onde João era o seu líder principal, pode também se referir apenas aos irmãos e amigos mais chegados de Gaio na cidade de Éfeso que faziam parte daquela igreja, podiam ser também os missionários e pregadores itinerantes que conduziam esta missiva do ancião. O fato é que todos estavam conduzindo paz e comunhão para Gaio e podemos acrescentar a igreja da qual ele era o responsável pela administração eclesiástica. O que mais Gaio estava precisando neste momento era de paz e sossego, neste momento de perseguição aos cristãos.

SAÚDA OS AMIGOS. A saudação do apóstolo João e dos amigos de Gaio na cidade de Éfeso, também era extensiva a igreja da qual Gaio era responsável. Com isso, o autor desta epístola deixa transparecer de que as igrejas mantinham comunhão umas com as outras. Diferente das guerras denominacionais que há nos dias atuais, apenar de todos saberem de que somos um mesmo povo e pertencemos à igreja invisível e espiritual de Cristo, mesmo frequentando denominações diferentes.

PELO SEU NOME. As saudações feitas pela igreja primitiva eram em nome de Cristo, nome este sobre o qual o autor se refere. O nome de Cristo tinha uma importância expressiva para os seus seguidores é tanto que tudo que se fazia era em seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...