quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:9

3 João 1:9 - Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
TENHO ESCRITO. Assim como o autor estava enviando os missionários com carta de recomendação a seu amigo e companheiro de ministério Gaio, da mesma forma o apóstolo João também enviara os mesmos missionários para outras igrejas na Ásia Menor, onde ele era supervisor. Certamente as demais igrejas por onde passaram os missionários ou evangelistas itinerantes acolheram de bom grado a carta de recomendação que o apóstolo lhes enviara, recomendando os missionários, menos a que era dirigida por um certo pastor chamado Diótrefes. É provável que isto tenha causado um impacto para o grande líder João, que estava apoiando os missionários.

À IGREJA. João, ao direcionar os missionários a determinadas igrejas, com eles escrevia uma carta lhes recomendando, e certamente solicitando aos seus responsáveis, que dessem hospitalidade e apoio aos evangelistas itinerantes, que estava naquela região em campanha missionária. Quando o autor escreve neste texto “à igreja” ele quer dizer; a comunidade cristã local, e não a um templo religioso. Até porque nesta época, não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo. Somente depois de 312 D.C. é que foi permitido, com o casamento entre a igreja e o Estado, o que foi muito ruim para o cristianismo.

MAS DIÓTREFES. Este nome significa; “Aquele que é nutrido por Deus”, só que neste caso e nas circunstâncias desta carta de João, ao que tudo indica ele fazia questão de ser contrário ao que seu nome indicava, porque ele estava era nutrindo-se a si mesmo de um autoritarismo desmedido. Ele era um pastor que tomava conta de uma igreja local e de alguns outros lugares de reunião da igreja. Ao que tudo indica não gostava da obra missionária nem dos trabalhos evangelísticos, razão porque se oponha a campanha missionária dos evangelistas itinerantes enviados por João.

QUE PROCURA. Não é que Diótrefes fosse a maior autoridade da igreja onde era o responsável, mas ele procurava ser. Porque na realidade, em termos de autoridades eclesiásticas, as igrejas sempre tiveram sua hierarquia, e na igreja primitiva, enquanto vivos eram os apóstolos, dos quais João era um deles, e um dos mais bem conceituado. De forma que Diótrefes apenas procurava ter o principado dentre os demais. No entanto, procurar ser, não é a mesma coisa que “ser” de fato.

TER ENTRE ELES O PRIMADO. O apóstolo João era o supervisor das igrejas na Ásia Menor, no entanto, existiam os líderes locais delegados ou consagrados ao ministério pela autoridade eclesiástica superior. E até mesmo em uma comunidade cristã haviam vários líderes, dentre estes Diótrefes procurava ser o mais importante, ao ponto de não querer se submeter a autoridade do supervisor de área, João.

NÃO NOS RECEBE. Não é que João tivesse acompanhado os evangelistas itinerantes em suas campanhas missionárias pela Ásia Menor. Mas, é que os missionários com carta de recomendação do apóstolo se faziam representar por ele. O fato é que quando os missionários chegaram à cidade onde Diótrefes era o líder, não foram bem recebidos, mesmo tendo eles carta de recomendação do grande apóstolo João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...