sexta-feira, 8 de agosto de 2014

3 João 1:6

3 João 1:6 - Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás.
QUE EM PRESENÇA DA IGREJA. Os missionários que saíram de Gaio e estavam em Éfeso com João tiveram oportunidade na igreja e ali deram bom testemunho a respeito do amigo e companheiro de ministério do apóstolo. É provável que o apóstolo tenha feito uma grande reunião para que a igreja ouvisse das maravilhas de Deus, realizadas por intermédio dos missionários. E quando eles tiveram oportunidade para pregarem para a igreja de Cristo, não se esqueceram de agradecerem a Deus diante de todos, pelo apoio que tiveram, quando de passagem pela igreja que era cuidada por Gaio. E isso chamou a atenção do apóstolo João, ele que quando esteve com seu amigo, lhe recomendou que tratasse bem os missionários do reino de Deus e de Cristo.

TESTIFICARAM DO TEU AMOR. Antes de estarem na cidade de Éfeso com o apóstolo João, os missionários estiveram com Gaio e na igreja que ele era o responsável. E quando lá estiveram foram bem cuidados e apoiados pelo servo de Deus. Ao que tudo indica Gaio tinha sido um discípulo de João, o apóstolo do amor, com isso ele aprendeu com o apóstolo que a prática do amor fraternal é uma das grandes e importantes virtudes cristãs. Na presença de João e da igreja de Éfeso os missionários testificaram da bondade de Gaio para com eles e de como os tratou de forma amorosa e os apoiou da melhor forma possível. O testemunho dos missionários foi tão comovente e gracioso ao ponto de João fazer lembra nesta carta.

AOS QUAIS, SE CONDUZIRES COMO É DIGNO. Depois da estadia com o apóstolo João na cidade de Éfeso, e tendo ali cumprido suas respectivas missões naquele lugar, os missionários deviam retornar ao lugar onde Gaio morava e se reunia com a igreja de Cristo que estava sob os seus cuidados. E João tendo dado todo apoio aos tais missionários agora os enviava de volta com a devida recomendação ao seu amigo Gaio. Certamente os missionários eram os condutores desta carta na qual o apóstolo lhes recomendava muito bem. O autor solicitava que como da outra vez, Gaio tratasse de forma digna estes servos de Deus, que andavam pregando o evangelho.

PARA COM DEUS. O tratamento digno que o apóstolo recomendava para os missionários era porque eles eram representantes de Deus, e como tal deviam ser bem cuidados por onde passassem. Os missionários do reino de Cristo viviam pela fé pregando o evangelho do Senhor Jesus. Trabalhavam com as próprias mãos para se manterem no campo missionário, como é o exemplo do apóstolo Paulo, mas não rejeitavam a ajuda da igreja quando lhes eram favoráveis por meio de ofertas voluntárias. Certamente João lhes ajudado com a igreja e esperava o mesmo de Gaio.

BEM FARÁS. O escritor aconselhava ao seu amigo e companheiro ministerial Gaio: Olha amigo, quando os missionários chegaram por ai, lhes ofereçam todo apoio, hospitalidade e não se esqueça de reunir a igreja, e dentro as possibilidades lhes ajudarem com aquela oferta missionária como é de costume nas igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...