sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:7

2 João 1:7 - Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
PORQUE JÁ MUITOS ENGANADORES. Este é um dos textos que serve de alerta para a igreja de Cristo em termos de profecia escatológica em que teve sua validade em todos os tempos, e muito mais nos dias de hoje. Quando Jesus apareceu no senário mundial, veio combatendo o engano religioso dos sacerdotes, escribas e fariseus, isso porque eles na época monopolizavam para si a pessoa de Deus, como donos da verdade. Os apóstolos procuraram com empenho e dedicação atribuir toda a glória a Cristo Jesus, o Nazareno, como o Senhor e Salvador da igreja. Mas eles sabiam da infiltração dos judaizantes e dos falsos mestres gnósticos, que cercavam o arraial dos santos com seus ensinos enganadores e suas falsidades ideológicas maléficas.

ENTRARAM NO MUNDO. O cristianismo fundado por Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus surgiu para substituir o judaísmo, e todas as demais religiões do mundo, como sendo a nova aliança de Deus com a humanidade. Os chefes do judaísmo e das demais religiões falsas do mundo não aceitando esta realidade, sempre procuraram se infiltrar no seio da igreja para por meio do engano tentar confundir a fé dos cristãos. Por isso que o escritor fala que eles entraram no mundo, e tem seus objetivos, que é lutarem para combater o crescimento e o desenvolvimento do cristianismo.

OS QUAIS NÃO CONFESSAM QUE JESUS CRISTO. No que diz respeito aos judaizantes, eles negaram a Jesus de Nazaré, como sendo o Messias prometido por Deus Pai. João 1:10-11 - Estava no mundo (Jesus), e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Já com relação aos gnósticos, que eram na época os representantes das religiões naturais ou falsas religiões do mundo, eles tentavam confundir os cristãos afirmando de que Jesus era mais um dos muitos anjos de Deus que havia se manifestado na terra.

VEIO EM CARNE. O problema central era negar a humanidade do Cristo de Deus. Com isso tentavam derrubar por terra a verdade de que Jesus de Nazaré era a perfeita manifestação do Messias de Deus, ou seja, do Emanuel, Deus conosco. Os Judeus lutaram, perseguiram e mataram a Jesus de Nazaré, por não aceitarem de que ele era Deus. E os gnósticos, desenvolveram uma tese enganosa de que Jesus não era humano, mas sim, apenas um ser espiritual, como um anjo de Deus, ou manifestação de um ser celestial dentre muitos outros. Mas a bíblia defende de que Jesus era Deus, porem, como o Messias devia ser um homem, ele se fez homem.

ESTE TAL É O ENGANADOR E O ANTICRISTO. No início do texto se fala em muitos e o próprio Jesus alertou sobre o aparecimento destes muitos falsos cristos, que o evangelho chama de anticristos. Anticristo quer dizer: aquele que luta contra Cristo ou que tenta tomar o lugar de Cristo. Jesus falou em Mateus 24:5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. O anticristo vai ser dentre as “grandes lideranças” que se dizem cristãs. E as suas várias manifestações tem se dado entre aqueles que se dizem representar a Cristo, porque estes tem procurado ocupar o lugar de Cristo para com a igreja, tentando serem cabeças da igreja. São estes que o escritor tem chamado de muitos enganadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...