sexta-feira, 8 de agosto de 2014

3 João 1:1

3 João 1:1 - O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.
O PRESBÍTERO. Este é o remetente desta carta. Não há dúvidas de que o autor desta belíssima missiva é o apóstolo João, o mesmo escritor do quarto evangelho, chamado de evangelho de João, do livro profético do novo testamento, conhecido como o livro das revelações ou livro do Apocalipse, como também as duas outras cartas, 1 João e 2 João. Esta epístola que estamos comentando é chamada de universal porque não foi endereçada a uma igreja específica, mas para que circulasse por todas as igrejas da Ásia Menor e do mundo. As três cartas do apóstolo João contem temas relacionados às doutrinas do evangelho de Cristo para as igrejas de Jesus Cristo espalhadas no mundo.

PRESBÍTERO. A palavra “presbítero” pode significar para esta época em que foi escrito esta carta, um bispo, um supervisor ou um ancião. Na realidade João era um dos doze apóstolos originais de Jesus Cristo. Nesta época em que escreveu esta carta, ele era o líder da igreja de Cristo na importante cidade de Éfeso, na Ásia Menor. Além do mais ele era supervisor das igrejas em toda aquela região. Pouco se fala dentro do Canon do novo testamento da figura do pastor, porque este título na igreja primitiva era genérico para classificar o líder que cuidava de grupos específicos dentro da comunidade cristã. O título de presbítero era mais honrado do que o de pastor.

AO AMADO. O apóstolo João era dentre todos os apóstolos o mais amoroso, e é chamado de apóstolo amado, porque era amado de Cristo e pelos demais apóstolos, e era um líder que amava profundamente os seus liderados. Alias, o amor fraternal deve ser uma das principais características do cristão verdadeiro, porque é o segundo mandamento da lei de Cristo. O primeiro é amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende toda a lei de Cristo. É certo afirmar de que aquele que diz ser um seguidor de Cristo Jesus, mas não ama ao seu próximo, tem negado a fé. O próprio Jesus deu o exemplo maior, quando se deu pro amor a todos.

GAIO. Existem várias pessoas com este nome dentro do arcabouço do novo testamento. Dentre eles podemos citar: Gaio da Macedônia. Foi companheiro de Paulo em algumas de suas viagens. Ele e Aristarco foram arrebatados pela multidão, no tumulto de Éfeso (Atos 19.29). Gaio de Derbe. Era, provavelmente, representante da igreja, na delegação que acompanhou o apóstolo Paulo, quando este levou a Jerusalém às contribuições das igrejas gentílicas (At 20.4). Gaio de Corinto. Foi hospedeiro de Paulo naquela cidade (Romanos 16.23 e 1 Coríntios 1.14). Gaio a quem João dirige a sua terceira epístola em termos de muito afeto (3 João 1). Não se pode saber se quaisquer destes são os mesmos, até porque este nome era muito comum.

A QUEM EM VERDADE EU AMOR. O autor faz uma declaração pessoal do seu amor fraternal que tinha por Gaio. Certamente Gaio era um dos líderes de uma igreja local na Ásia Menor, que estava sob a jurisdição da supervisão do apóstolo João. Essa afirmativa do escritor nos faz ver o tipo de líder que era João, em termos de saber lidar com afeto e carinho com os seus liderados. Este é um exemplo a ser seguido por muitos líderes dos dias de hoje, que administram as denominações com autoritarismo ferrenho e não com o devido amor fraternal que deve ser praticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...