quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:11

3 João 1:11 - Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.
AMADO. Este amado a quem o autor se refere diz respeito à Gaio. João era dentre todos os apóstolos o mais amoroso, e é chamado de apóstolo amado, porque era amado de Cristo e pelos demais apóstolos, e era um líder que amava profundamente os seus liderados. Alias, o amor fraternal deve ser uma das principais características do cristão verdadeiro, porque é o segundo mandamento da lei de Cristo. O primeiro é amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende toda a lei de Cristo. Uma das características deste escritor é o seu tratamento afetuoso.

NÃO SIGAS O MAL. Se dirigindo agora ao seu amigo e companheiro de ministério, Gaio, o apóstolo registra o seu conselho, no sentido de orientar bem este líder exemplar da Ásia Menor. Nesta sua advertência, o autor certamente tinha em mente o mau exemplo que vinha dando Diótrefes, e aproveita para solicitar ao amado Gaio que não siga o mau testemunho que vinha dando para o ministério, o pastor chamado Diótrefes. Não seguir o mal é rechaçar toda forma de erro na maneira de viver e de se conduzir, principalmente como líder de uma igreja e seguidor de Cristo.

MAS O BEM. Neste ponto, o autor deve estar com o pensamento fixo naqueles que até o momento na história do cristianismo vinham dando um bom testemunho como representante do reino de Deus e como ministro do evangelho de Cristo Jesus. Seguir o bem é em linhas gerais optar por tudo aquilo que é correto e honesto em toda forma de viver. João, aconselhava seu companheiro de ministério de que para ser um líder espiritual, a pessoa deve tomar como lema de vida, sempre praticar o bem a todos, sem olhar a quem, mas principalmente aos domésticos da fé.

QUEM FAZ O BEM. É provável que este bem a que se refere neste caso o escritor, diz respeito ao atendimento de Gaio aos missionários que ele estava lhe enviando com carta de recomendação. Gaio estava para receber os evangelistas itinerantes na igreja que ele era responsável, e lhes fazer o bem, era lhes ofertar toda assistência e hospitalidade devida. Estes missionários estavam em campanha evangelística naquela região e precisavam do apoio dos responsáveis por cada igreja. Os missionários deixaram tudo para saírem em busca de vidas para o reino de Deus, portanto, na realização de suas atividades evangelizadoras precisavam de apoio.

É DE DEUS. Diótrefes não estava dando para o apóstolo João provas de que fosse um homem de Deus e isso por não acolher os missionários, nem receber as cartas de recomendação enviadas pelo apóstolo. Mas, João esperava que Gaio agisse diferente, no sentido de agilizar os trabalhos missionários dos evangelistas itinerantes. Quem não apoio àqueles que buscam resgatar vidas para o reino de Deus, longe estar de ser uma pessoa de Deus, principalmente quem diz ser um líder do cristianismo.

MAS QUEM FAZ O MAL NÃO TEM VISTO A DEUS. Esta frase; “visto a Deus”, deve ser entendida como; “conhece a Deus assim como ele é”. Deus é invisível, mas se dar a conhecer a todos aqueles que praticam o bem, mas se afasta dos malfeitores da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...