quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:13-14

3 João 1:13-14 - Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face.
TINHA MUITO QUE ESCREVER. Não se sabe ao certo se o autor se refere ao seu evangelho, que narra com detalhes a história de Cristo, Quem sabe o Apocalipse que é um livro profético e ao mesmo tempo escatológico, que trata dos últimos acontecimentos ou ainda as suas outras duas cartas, que fazem parte do Canon do novo testamento. Há quem diga que outros escritos que foram redigidos por este autor foram perdidos e não chegaram até nós. O que se sabe é que o apóstolo João, o mesmo autor desta epístola teve uma grande participação nos escritos do evangelho de Cristo Jesus. Todo o seu conteúdo literário é de grande importância para a igreja primitiva e principalmente para o crescimento do cristianismo no planeta terra.

MAS NÃO QUERO ESCREVER-TE COM TINTA E PENA. Já neste ponto, o apóstolo deixa claro de que está carta, por enquanto, era o suficiente para tratar dos temas mais necessários que ele desejava abordar. É mais provável que o autor já tivesse em mente o propósito de fazer mais uma viagem missionária pela Ásia Menor, com isso passaria pessoalmente na casa de seu amigo e companheiro de ministério, Gaio, para transmitir seus ensinos e conselhos pessoalmente a ele, e a igreja que tomava conta como um ministro do evangelho. Tinta e pena nos falam dos escritos quem foram redigidos pelo autor desta epístola. Os autores desta época não contavam com o aparato que nos temos hoje para redigir as suas cartas, mas assim o faziam com uma caneta de pena.

ESPERO POREM. Agora, o autor torna conhecido dos seus leitores e para seu amigo Gaio, o seu desejo mais profundo de visitar aquela região. O fato do autor se classificar de presbítero, nos faz entender de que ele era um dos supervisores do ministério cristão na Ásia Menor. E como tal, tinha a responsabilidade de se locomover de cidade em cidade para tomar conhecimento dos fatos que envolviam a igreja de Cristo naquela região. Conforme a história do cristianismo, João era o principal líder da igreja de Cristo da cidade de Éfeso, que era por consequente uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Além do mais, ele era um missionário também, que gostava e se gastava nas atividades evangelísticas para anunciar a Cristo e o seu evangelho.

VER-TE BREVEMENTE. O apóstolo João, como supervisor que era das igrejas cristãs em toda a Ásia Menor, sentia a necessidade urgente de fazer mais uma de suas viagens missionárias para tomar conhecimento em loco de como estava à obra de Cristo, no que diz respeito às igrejas naquela região. Havia a necessidade também de resolver questões de oposição levantada por Diótrefes ao ministério, ele que não mais aceitava nem mesmo as cartas de recomendação enviada pelo apóstolo para representar os missionários e os pregadores itinerantes que passavam pela igreja.

E FALAREMOS FACE A FACE. Ao que tudo indica tinham assuntos mais fortes que não poderiam ser tratados por carta. Razão porque o autor diz querer tratar pessoalmente com aquela senhora. Pode ser que o apóstolo cogitasse a hipótese de que sua carta não refletisse a mesma autoridade que lhe era atribuída, com a sua presença. Existem coisas que papel e tinta não resolve, mas, uma boa conversa olhando olho no olho, pode trazer melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...