Judas 1:5 - Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram.
MAS QUERO LEMBRAR-VOS. Certamente o autor está com seu pensamento ligado em Números (14:28-30) que trata do resultado da incredulidade dos filhos de Israel sobre o que ele haveria de fazer. É provável que o escritor estivesse direcionando esta mensagem aos leitores que conheciam as narrativas bíblicas que tratam das trajetórias do povo Judeu do Egito a terra prometida de Canaã. Como eles já conheciam estes eventos, o autor apenas lhes chama a atenção para as consequências do agir com incredulidade para com o Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, ele que é um Deus de amor e misericórdia, mas que também é um fogo consumidor para com aqueles que tentam zombar de sua grandeza e poder.
COMO A QUEM JÁ UMA VEZ SOUBE ISTO. Assim como o cristianismo neste mesmo tempo estava se expandindo de forma geral na Ásia Menor, com o judaísmo também não era diferente. A igreja primitiva buscava levar as boas novas de Cristo a todas as pessoas daquela região e do mundo civilizado de então, e o judaísmo com a mesmo força, do outro lado buscava fixar raízes em todas as cidades, até em uma tentativa de buscar barrar o crescimento da igreja de Cristo na terra. E os mestres do judaísmo transitavam por todas as partes, buscando tornar conhecida a história de Israel e a forma como Deus tratou o seu povo, resgatando-os da terra do Egito. De forma que o milagre da libertação de Israel do Egito era conhecido por todos.
QUE, HAVENDO O SENHOR SALVO UM POVO. Esta frase se reporta exclusivamente sobre a saída dos filhos de Israel do Egito, a casa da servidão para a terra da promessa que era Canaã, terra que manava leite e mel. O indicativo neste caso para salvação não deve ser entendido como vida eterna, que é uma das mensagens central do novo testamento. A salvação nos primórdios da história dos israelitas é compreendida como uma ação de livramento da parte de Deus para o seu povo ou na vida individual de alguém. Com isto, se entende que a retirada dos filhos de Israel do Egito é vista como uma salvação das mãos dos inimigos do povo de Deus. Na nova dispensação a salvação é mais vista como vida eterna, em que o Salvador e Cristo Jesus, nosso redentor.
TIRANDO-O DA TERRA DO EGITO. Desde os tempos mais remotos dos mais ilustres antepassados dos Judeus, Jacó, Isaque e Abraão, que Deus havia feito promessas para os seus descendentes de que eles herdariam a terra de Canaã. E chegado o tempo do cumprimento destas promessas, o Senhor entrou em ação para resgatar o seu povo da escravidão do Egito e os fazer entra na terra prometida.
DESTRUIU DEPOIS OS QUE NÃO CRERAM. Este texto assim como muitos outros dentro das sagradas escritoras reforça a tese dos que defendem o livre arbítrio humano em paradoxo com a predestinação. Abrindo assim a possibilidade de queda.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
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