quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:10

3 João 1:10 - Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
POR ISSO, SE EU FOR. Ao que tudo indica o apóstolo João estava planejando fazer mais uma viagem de supervisão por aquela região da Ásia Menor, e faz entender de que iria fazer uma visita a este tal de Diótrefes, quem sabe para tentar corrigir os seus erros, nos quais estava envolvido. Era natural, sempre que necessário, o apóstolo como supervisor das igreja na Ásia Menor fazer estas viagens de supervisão dos trabalhos ou em viagens missionárias para também pregar o evangelho em outras cidades além da cidade de Éfeso, onde era o líder principal daquela igreja. Pode ser que neste caso, esta provável viagem, fosse para resolver este problema com Diótrefes.

TRAREI À MEMÓRIA AS OBRAS QUE ELE FAZ. Se esta viagem que estava na mente do apóstolo fosse uma viagem de supervisão da obra de Cristo nas igrejas, certamente o apóstolo por onde passasse iria conversar com os dirigentes das igrejas a respeito do que Diótrefes estava fazendo de errado. Mas, se fosse uma viagem direcionada diretamente para resolver com Diótrefes estes problemas, ele confessa que vai soltar o verbo, cara a cara com ele, e dizer tudo que esta sabendo a seu respeito. Já que as cartas por João enviadas, Diótrefes não estava dando a menor importância.

PROFERINDO CONTRA NÓS PALAVRAS MALICIOSAS. Já era do conhecimento do apóstolo, e portanto, do ministério de que este homem, estava em posição de desobediência a ética ministerial, não respeitando os seus superiores na hierarquia ministerial. Quando o autor escreve no plural; “nós”, é certo afirmar de que Diótrefes estava caluniando não somente a apóstolo João, mas a todos que faziam parte da liderança da igreja primitiva desta época. Não se sabe ao certo o que ele estava dizendo em contrário contra o ministério, mas é dado por certo de que ele estava fazendo sérias acusações contra os seus superiores e contra o ministério.

E NÃO CONTENTE COM ISSO, NÃO RECEBE OS IRMÃOS. Eram fortes as palavras contrárias que Diótrefes estava falando contra o ministério da igreja primitiva. Suas palavras maliciosas de depreciação contra os ministros do evangelho estavam se espalhando por todas as igrejas, até chegar à igreja cede de Éfeso, e portanto, ao supervisor regional, João. Além disto, os missionários que foram enviados e recomendados pelo apóstolo estavam sendo mau tratados por aquele pastor.

E IMPEDE OS QUE QUEREM RECEBER. Além de não receber os evangelistas itinerantes que estavam com suas campanhas missionárias naquela região, Diótrefes saia de casa em casa, nos lares dos cristãos onde estavam sob sua jurisdição ameaçando os irmãos de que ninguém receberem em seus lares aqueles missionários cristãos. Esse pastor era realmente absolutamente contrário a obra missionárias.

E OS LANÇA FORA DA IGREJA. Se qualquer família, desse hospitalidade aos missionários, ou pelo menos recebesse os evangelistas itinerantes em seus lares para pregar a palavra de Deus, Diótrefes, como pastor, não somente disciplinava os irmãos, mas até expulsava os mesmos e suas respectivas famílias da igreja local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...