quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Judas 1:2

Judas 1:2 - Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
MISERICÓRDIA. Incluir a palavra misericórdia na saudação da igreja era uma demonstração do derramar abundante da bondade de Deus para com os gentios que foram alcançados pelo grande e infinito amor de Deus Pai em Cristo. A nova aliança de Deus com a humanidade foi a chegada desta misericórdia de Deus, enviando o seu Messias prometido para realizar a obra de expiação em prol de todos. Com isso concorda o texto que afirma que as misericórdias do Senhor são tudo para nós. Lamentações 3:21-22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A igreja de Cristo foi alcançada por essa misericórdia.

E PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

E AMOR. Incluir a palavra amor na saudação era uma forma de expressar o amor fraternal que deve haver entre todos aqueles que fazem parte do reino de Deus e de Cristo. Além do mais, representa o verdadeiro amor de Deus em Cristo Jesus para redimir a humanidade perdida. Na realidade a vinda do Messias de Deus para resgatar as vidas perdidas da condenação eterna foi a mais eficaz manifestação do amor de Deus pela humanidade, e neste amor foi que Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo. Um dos mais lindos textos da bíblia nos fala justamente deste amor de Deus pelo mundo, João 3:16 – Porque Deus amor o mundo de uma tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. É este amor de Deus que tem alcançado o mundo.

VOS SEJAM. O desejo ardoroso do autor é de que as misericórdias do Deus eterno alcance toda a humanidade, porque assim sendo a vitória final será da igreja de Cristo e dos redimidos pelo seu sacrifício expiatório. O escritor também espera que a paz de Deus em Cristo Jesus pelo ato de reconciliação seja abrangente em todas as partes da terra, chegando até aos confins do mundo. Em fim, que o grande e infinito amor de Deus venha a atingir toda a humanidade que ainda não foi alcançada pela salvação do Filho de Deus, Jesus Cristo, ele que veio para salvar os pecadores desgarrados.

MULTIPLICADOS. A multiplicação da misericórdia de Deus, da paz pela reconciliação e do seu imenso amor, tem como resultado o crescimento do cristianismo na terra. O autor viveu em um período de intensas perseguições a igreja de Cristo, onde quem não tinha uma visão escatológica do futuro do cristianismo podia chegar a pensar de que ela não sobrevivesse aos ataques constantes do judaísmo, e do império romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...