sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:10-11

2 João 1:10-11 - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO. Nesta mesma época era frenética a movimentação dos judaizantes e dos falsos mestres gnósticos buscando deter a marcha da igreja e o crescimento do cristianismo. Nenhuma outra religião do mundo representou uma maior ameaça ao judaísmo e as demais religiões antigas, quanto o cristianismo, que vinha tomando corpo de forma tremenda. De forma que os agentes do judaísmo e das demais religiões do mundo antigo faziam campanhas permanentes de casa em casa, pregando um outro evangelho e procurando transtornar a fé dos cristãos. Estes hereges visitavam de casa em casa onde havia cristãos, buscando os arrebatar para suas religiões de origem. Eram sobre eles que o escritor alertava a igreja de Cristo.

E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA. O autor se refere à doutrina de Cristo ou sobre Cristo. As doutrinas de Cristo dizem respeito a tudo aquilo que a seu respeito estão escrito nas sagradas escrituras. Na realidade o Senhor Jesus não deixou por escrito nenhuma obra literária, em que ele próprio tenha escrito, no entanto, os seus ensinos estão registrados no novo testamento. Parte dos seus apóstolos foram designados pelo Espírito de Cristo para deixarem registrado muita coisa do que Jesus de Nazaré pregou em seu ministério terreno. Além de outros escritores que participaram do Canon do novo testamento como autores de obras literárias belíssimas. Por fim, temos também as referências messiânicas do velho testamento, que antes mesmo da vinda do Messias já vaticinavam a seu respeito.

NÃO O RECEBAIS EM CASA. Assim como o cristianismo tinha milhares de seus missionários para convidar os pagãos a se converterem a Cristo pelo evangelho. Da mesma forma, os judaizantes e os líderes das demais religiões desta época também tinham seus missionários que andavam de cidade em cidade e de casa em casa, buscando tirar os cristãos do evangelho para suas religiões. A estes, o escritor recomenda que os seguidores de Cristo, não recebam em suas casas, porque são hereges, a serviço das religiões pagas e não do reino de Deus e de Cristo. Esta é uma exortação dura, porem, demonstra o perigo que estes hereges representavam para a igreja de Cristo. Uma vez que o intento deles era tentar confundir a fé dos cristãos.

NEM TÃO POUCO O SAUDEIS. Neste ponto, o autor é mais pragmático ainda, ao aconselhar que os seguidores de Cristo não deem nem atenção a estes falsos mestres de um outro evangelho. A recomendação era: Se vocês encontrarem um destes hereges, não lhes deem a paz, não lhes saúdem com a graça, porque eles não têm comunhão com Deus, nem com Cristo e muito menos com vocês. É preciso se ter cuidado com quem vem nos falar de assuntos religiosos, que não estejam de conformidade com o genuíno evangelho de Cristo ou aquilo que é a doutrina de Cristo.

PORQUE QUEM O SAÚDA TEM PARTE NAS SUAS OBRAS. O que o autor está tentando explicar para os seus leitores é de que se alguém tem comunhão com estes hereges e falsificadores do evangelho de Cristo, corre o risco se se tornarem como eles mesmos. Até porque o objetivo deles é desviar os cristãos do evangelho de Jesus, o Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...