sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:9


2 João 1:9 - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
TODO AQUELE QUE PREVARICA. Um dos motivos da escrita desta carta era justamente para combater as falsas doutrinas que os judaizantes e os gnósticos tentavam infiltrar no meio da igreja de Cristo. Os judaizantes que eram penetras no seio da igreja do Senhor Jesus para transtornar o evangelho de Cristo, se diziam cristãos, mas no fundo no fundo estavam a serviço das autoridades judaicas para combater o crescimento do cristianismo. Já os gnósticos, que eram representantes camuflados das falsas religiões do mundo, também se faziam de cristãos para se colocarem entre os cristãos para de forma enganosa, tentarem deturpar a mensagem do evangelho glorioso de Cristo. Com isso pregavam um outro evangelho.

E NÃO PERSEVERA. Ao que tudo indica até certo ponto conheciam e se dedicavam em se aprofundarem nas questões envolvendo a nova aliança de Deus ou nova dispensação. Mas, eram apenas conhecedores teóricos, porque não chegavam a praticarem as regras estabelecidas pela lei de Cristo. O escritor, mesmo que indiretamente os classificam de hereges, porque estavam abdicando do conhecimento que tinham do Cristo de Deus para se deixarem levar pelas heresias por eles defendidas. Quem sabe, destes eram aqueles que apostataram da fé?

NA DOUTRINA DE CRISTO. As doutrinas de Cristo dizem respeito a tudo aquilo que a seu respeito estão escrito nas sagradas escrituras. Na realidade o Senhor Jesus não deixou por escrito nenhuma obra literária, em que ele próprio tenha escrito, no entanto, os seus ensinos estão registrados no novo testamento. Parte dos seus apóstolos foram designados pelo Espírito de Cristo para deixarem registrado muita coisa do que Jesus de Nazaré pregou em seu ministério terreno. Além de outros escritores que participaram do Canon do novo testamento como autores de obras literárias belíssimas. Por fim, temos também as referências messiânicas do velho testamento, que antes mesmo da vinda do Messias já vaticinavam a seu respeito.

NÃO TEM A DEUS. Quem não seguir os ensinamentos que as sagradas escrituras descrevem sobre o evangelho do Senhor Jesus, também tem negado ao Deus Criador de todas as coisas. Os Judeus afirmavam de que não precisavam de Cristo Jesus porque eles já tinham a Deus. E os falsos mestres gnósticos negavam a humanidade e a divindade do Cristo de Deus, defendendo de que ele era apenas mais uma manifestação angelical. Mas todos eles com suas heresias negavam a Deus também. Estes grupos que faziam oposição ao cristianismo rejeitaram ao Cristo de Deus e agora buscavam deter o crescimento e o desenvolvimento da igreja do Senhor Jesus.

QUEM PERSEVERA NA DOUTRINA DE CRISTO, ESSE TEM TANTO AO PAI COMO AO FILHO. Os monoteístas judaizantes tentavam confundir a fé dos cristãos, lhes perturbando a mente ao afirmarem que os seguidores de Cristo eram politeístas, portanto idolatras. Mas, o autor assegura aos seguidores do cristianismo de que quem tem a Cristo também tem a Deus pai. E que foi o próprio Deus Criador quem prometeu e enviou seu Filho Jesus, como sendo o Messias, o Emanuel, Deus conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...