quarta-feira, 27 de agosto de 2014

3 João 1:12

3 João 1:12 - Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.
TODOS DÃO TESTEMUNHO. Agora, o autor faz um contrates entre o testemunho de Diótrefes, o ditador, com o bom testemunho que estava se espalhando a respeito de um outro ministro do evangelho, chamado Demétrio. Enquanto Diótrefes, como carrasco, não aceitava a obra missionária e, portanto, não recebia de bom grado os evangelistas itinerantes, além de não aceitar as cartas de recomendação do ancião João. Do outro lado, Demétrio se destacava como um bom ministro do evangelho de Cristo, dando a devida hospitalidade aos missionários, além de dar o devido apoio as suas atividades evangelísticas na cidade que ele era responsável pela igreja.

DE DEMÉTRIO. O nome Demétrio significa “terra mãe”. É provável que este homem fosse um grego, que nasceu em uma família pagã, isso pelo fato de que quando nasceu foi consagrado a uma deusa da mitologia grega, conhecida como “seres”. Essa deusa era considerada pelos seus adeptos como protetora da agricultura, a quem se atribuía a fecundidade, e patrona do matrimônio. Tudo isso de acordo com a mitologia dos antepassados de Demétrio, mas agora ele era um convertido ao cristianismo e adorava somente a Deus único e verdadeiro. Agora, Demétrio era seguidor de Jesus de Nazaré e tinha o privilégio de ser um propalador do evangelho.

ATÉ A MESMA VERDADE. Provavelmente, Diótrefes, que também era um pastor da Ásia Menor, havia espalhado pela região mensagens depreciativa a respeito de Demétrio, razão porque o apóstolo ver a necessidade de também recomenda-lo ao seu amigo e companheiro de ministério Gaio. Há quem sustente também de que Demétrio era um dos auxiliares de João na igreja de Éfeso e que foi enviado pelo apóstolo para acompanhar os pregadores itinerantes em suas viagens missionárias pela Ásia Menor, e como representante direto do apóstolo João precisava de boas recomendações. O certo é que Demétrio tinha bom testemunho de todos.

E TAMBÉM NÓS TESTEMUNHAMOS. Dizer que todos davam bom testemunho de Demétrio é a mesma coisa que afirmar que sua história de vida estava sendo escrita não somente pelo seu testemunho pessoal, mas que toda a igreja da Ásia Menor tinha conhecimento de como realmente se converteu ao cristianismo. E o próprio João, como um dos remanescentes do grupo apostólico também se interpunha em favor do testemunho de Demétrio assegurando verdadeiramente de que ele era fiel.

E VÓS BEM SABEIS. Gaio conhecia pessoalmente o ancião João, o grande apóstolo de Cristo e seu amigo, ao ponto de dar toda credibilidade ao que ele estava escrevendo sobre Demétrio. Ele sabia de que o testemunho que o apóstolo dava de Demétrio tinha força o suficiente para desfazer qualquer mensagem negativa que a seu respeito tinha sido espalhada por Diótrefes e seus discípulos.

QUE O NOSSO TESTEMUNHO É VERDADEIRO. Nesta expressão do autor ele coloca em evidência toda a sua autoridade apostólica em defesa de um companheiro de ministério. Certamente o apóstolo conhecia Demétrio o suficiente para afirmar de que agora ele era um novo homem em Cristo Jesus, a quem dedicava toda sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...