sexta-feira, 8 de agosto de 2014

3 João 1:3

3 João 1:3 - Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
PORQUE MUITO ME ALEGREI. A nossa felicidade não deve ser egoísta, quando apenas nós estivermos bem, mas ela deve ser altruísta, no sentido de nos sentirmos satisfeito quanto soubermos que os nossos irmãos estão sendo abençoados. Infelizmente o individualismo tem prevalecido no mundo, fortalecido pelo egocentrismo, onde as pessoas só pensam no seu bem-estar pessoal, e isso tem prevalecido até mesmo no meio do povo de Deus. O evangelho nos ensina de que devemos nos alegra com os que se alegram, desta forma, devemos nos sentir contentes por ver que alguém esta sendo vitorioso. É nisto que consiste o amor fraternal que deve existir na igreja.

QUANDO OS IRMÃOS. Esta forma de tratamento veio do judaísmo e foi implantado no cristianismo. Os Judeus se consideravam irmãos por pertencerem aos seus ilustres antepassados, Jacó, Isaque e Abraão. No cristianismo, esse tratamento se dava pela conscientização de que pertencemos à mesma família divina. Quando chamamos alguém de irmão, estamos lembrando de que Deus é o Pai de todo cristão verdadeiro. É porque sabemos que Cristo é o nosso irmão mais velho e que todos aqueles que o recebem em suas vidas se tornam filhos de Deus (João 1:11). Somos irmãos porque nascemos de novo pelo mesmo Espírito Santo (João 3:5). Somos irmãos porque fomos gerados pela mesma palavra da verdade (1 Pedro 1:23).

VIERAM. É provável que Gaio tivesse enviado representantes para fazer uma visita em Éfeso e relatar os fatos que estavam ocorrendo na igreja da qual ele era o responsável. Certamente estes mesmo irmãos que vieram visitar a João, foram eles que conduziram esta carta do grande apóstolo ao amado Gaio. A chegada destes irmãos provocou uma felicidade enorme no autor desta carta, porque trouxeram boas notícias a respeito do seu amigo Gaio e de como os trabalhos cresciam. A alegria de João por saber que seu amigo estava bem, nos faz apreender de que ele era um líder espiritual, que se dava bem com os seus liderados e tinha comunhão e perfeita comunicação com eles.

E TESTIFICARAM DA TUA VERDADE. Os irmão que estavam visitando a igreja matriz de Éfeso, e especialmente a pessoa de João, que era o supervisor das igrejas na Ásia Menor, testificaram ao apóstolo de como estava o seu amigo e companheiro de ministério, Gaio. E o testemunho que deram foi de que Gaio era um verdadeiro ministro do evangelho de Cristo Jesus e de que ele cumpria fielmente suas responsabilidades, as quais fora designado pelo apóstolo João e o ministério. Certamente as boas notícias eram de que os trabalhos na igreja que Gaio era o responsável, crescia e se desenvolvia, conforme era o esperado pelo apóstolo João.

COMO TU ANDAS NA VERDADE. Esta é uma linguagem alegórica para representar a vida cristã ideal e de como se deve se comportar todo aquele que diz ser um seguidor do reino de Cristo. Esta verdade a que se refere o escritor, diz respeito a tudo que as sagradas escrituras afirmam sobre o evangelho da verdade. Assim como o judaísmo tem a sua legislação, do mesmo modo, a nova aliança de Cristo, tem suas regras de como deve andar alguém que faz parte da igreja de Cristo. A notícia que chegou ao autor era de que seu amigo Gaio dava bom testemunho como um homem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...