sábado, 2 de maio de 2015

Colossenses 2:16-17

Colossenses 2:16-17 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
PORTANTO, NINGUÉM VOS JULGUE. E continua o ataque do autor aos legalistas e cerimonialistas judaizantes que se infiltravam no meio da igreja de Cristo, tentando confundir a fé dos cristãos, procurando fazer com que eles voltassem a se submeterem aos elementos ritualísticos do judaísmo. Os seguidores do cristianismo eram ensinados a não seguirem a legislação mosaica, mas sim, tudo aquilo que determina o evangelho das boas novas e os preceitos da nova aliança por meio de Cristo. Porem, por causa dos novos costumes, eles eram julgados pelos legalistas.

PELO COMER. O mesmo escritor escrevendo em outra de suas cartas ele diz: Gálatas 4:9-11 - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Os seguidores do judaísmo seguiam uma dieta pragmática na forma de se alimentarem, nas cerimônias e nos ritos religiosos, e os judaizantes queriam impor estas mesmas regras e práticas aos cristãos, o que o evangelho proibia.

OU PELO BEBER. A mesma coisa acontecia com o que eles bebiam em suas celebrações, quando sabemos que o Senhor Jesus estabeleceu no ato da santa ceia o beber o cálice como memória do sangue da nova aliança de Deus com a igreja. Isso só era praticado no momento da celebração da santa ceia, e não deliberadamente como nas festas religiosas do judaísmo. Os líderes da igreja primitiva recomendava a moderação no uso das bebidas em geral, como regra de combate aos vícios.

OU POR CAUSA DOS DIAS DE FESTA. Os seguidores do judaísmo tinham seu calendário anual de celebrações de suas festas comemorativas, e os judaizantes ou até mesmo os cristãos legalistas desejavam impor a igreja de Cristo estas mesmas celebrações, quando o cristianismo não permitia. Por incrível que pareça, até alguns do grupo apostólico, por serrem Judeus de sangue, eram legalistas e até certo ponto aceitavam elementos do judaísmo no cristianismo, coisas que foram abolidas por Cristo e sua nova aliança.

OU DA LUA NOVA OU DO SÁBADO. “Lua nova”, esta era uma celebração mensal realizada pelos Judeus deste os tempos da entrada na terra de Canaã (Números 28:14 e 1 Crônicas 23:31). Já o “sábado” também era um dia muito importante para todos os seguidores do judaísmo, em que os Judeus não faziam nada de suas atividades, para se dedicarem somente as orações, a adoração e ao estudo das Sagradas Escrituras. No tempo da nova dispensação, os cristãos não guardam o sábado, mas os judaizantes e os líderes legalistas do cristianismo exigiam que os cristãos primitivos fizessem isso.

QUE SÃO SOMBRA DAS COISAS FUTURAS, MAS O CORPO É DE CRISTO. Os elementos do judaísmo citados pelo autor eram apenas sombras da realidade sobre o Messias real que haveria de se manifestar na plenitude do tempo de Deus. Eram tipologias e símbolos que apontavam para o Cristo de Deus. Cristo é que é o cumprimento das tipologias que aquelas festividades simbolizavam. Existe o corpo e a sombra do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...