quinta-feira, 14 de maio de 2015

Colossenses 3:9-10

Colossenses 3:9-10 - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
NÃO MINTAIS UNS AO OUTROS. O autor deste texto começa fazendo uma proibição ao remidos de Cristo na igreja de colossos e que deve servir para a igreja de todos os tempos e para todos aqueles que confessam serem seguidores do evangelho da verdade. A mentira é tudo aquele que se encaixa no oposto da verdade, da honestidade e da sinceridade, de forma que os servos de Deus não podem viver para o engano nem para a falsidade, porque são novas criaturas em Cristo Jesus. Quem não vive para o evangelho da verdade é que se desboca em mentiras para tirar vantagens.

POIS QUE JÁ DESPISTES. Mas, todos aqueles que no exercício da sua fé em Cristo nasceram de novo, porque foram regenerados e convertidos pelo poder do evangelho libertador do Senhor Jesus, esses tem que se despirem das práticas da mentira, do engano e da falsidade, porque agora são nascidos de cima, pela transformação realizada pelo Espírito Santo de Deus. O autor usa uma metáfora para representar a mudança de vida dos remidos de Cristo, como se mudassem de roupa.

DO VELHO HOMEM. Quando o apóstolo escreve sobre o velho homem, ele se refere aos servos de Cristo, antes de se converterem ao cristianismo. Os servos de Cristo desta época vieram todos de outras religiões pagãs, mas que agora ao se converterem a religião de Cristo, deviam se despir do velho homem para serem novas criaturas em Cristo Jesus. Esse velho homem do qual o autor fala, diz respeito ao homem natural, aos incrédulos que vivem ao bel prazer e dos alienados de Deus.

COM OS SEUS FEITOS. Os feitos do velho homem, e de todos aqueles que vivem para o mundo e para tudo que o mundo oferece, dizem respeito às obras da carne, as concupiscências da vida, os deleites e prazeres do egoísmo humano, a desobediência aos mandamentos de Deus, a rebelião contra o Criador, a apostasia daqueles que mesmo conhecendo a verdade se mantem alienados do evangelho da verdade. Os feitos de quem vive conforme os padrões deste mundo seguem a carnalidade.

E VOS VESTISTES DO NOVO. A orientação do escritor é de que, os seus leitores possam viver de conformidade com o novo padrão de vida, que deve ser conforme o evangelho das boas novas de Cristo. Ainda usando a mesma metáfora, é como se ele dissesse para os seguidores de Cristo em Colossos: Tirai a velha veste da desobediência e vesti as novas vestes da verdade e da fidelidade à palavra de Deus, porque agora vocês, não mais pertencem e este mundo, mas aos céus de Cristo.

QUE SE RENOVA PARA O CONHECIMENTO, SEGUNDO A IMAGEM DAQUELE QUE O CRIOU. Para o novo homem em Cristo, o novo nascimento é apenas um primeiro passo rumo a transformação do remido na imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18), até porque em sua longa jornada de aperfeiçoamento tem a regeneração, a conversão, a transformação e a santificação. “Segundo a imagem daquele que o criou”, na realidade fomos criados conforme a imagem de Deus (Gêneses 1:26), Com a queda da raça humana essa imagem foi ofuscada, mas está sendo recuperada em Cristo e por Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...