domingo, 17 de maio de 2015

Colossenses 3:13

Colossenses 3:13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
SUPORTANDO-VOS. Ao que tudo indica, estava acontecendo problemas de divisão e contendas entre os membros da igreja de Colossos, ao ponto do autor lhes fazer lembrar de que a união é mais proveitosa do que as brigas e divisões. Na igreja de todos os tempos sempre existiram os problemas das disputas por cargos, posições e privilégios. Hoje existe uma verdadeira guerra neste sentido, onde uns tentam passar por cima dos outros, em busca de oportunidade, domínio e poder, coisa que na igreja primitiva não era diferente, nem na igreja que estava na cidade de Colossos.

UNS AOS OUTROS. Além dos problemas externos, tais como: as perseguições do império romano, as heresias impostas pelos falsos mestres gnósticos, as pressões feitas pelos líderes judaizantes, como também os ataques dos outros líderes religiosos das religiões pagãs. A igreja tinha que sobreviver às divisões internas, onde uns se levantavam contras os outros, tudo isso para conquistarem espaço no ministério, e com isso buscarem ter domínio sobre a igreja. Essa guerra por posições sempre existiu e sempre vai existir, mecanismo esse que está muito em evidência nos dias de hoje.

E PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS. O perdão das ofensas já praticadas seria o medicamento sanador destes problemas entre os irmãos na igreja de Colossos, por isso que o autor apela para o bom senso de todos, no sentido de se perdoarem uns aos outros. Não deveria acontecer, mas olhando pelo lado humano, é compreensível que hajam discórdias de opinião entre os irmãos, até porque ninguém é obrigado a concordar com tudo que o outro pensa e faz, porem, o perdão concilia os impasses e cria um ambiente de harmonia, mesmo convivendo com as indiferenças.

SE ALGUÉM TIVER QUEIXA CONTRA O OUTRO. Os tempos da igreja primitiva, neste aspecto, não eram diferentes dos dias de hoje, no tocante ao comportamento dos irmãos uns para com os outros, no que diz respeito as divergências de opiniões, até porque ninguém é igual ao outro. Não era para acontecer, mas, naturalmente sucedem coisas desagradáveis entre o povo de Deus, provocando assim discussões.

ASSIM COMO CRISTO VOS PERDOOU. Como Cristo é o centro de tudo na vida dos seus seguidores, o autor coloca diante da consciência dos irmãos o exemplo do Mestre, que tudo fez e realizou para proporcionar a reconciliação entre Deus e os homens. A morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi para nos perdoar, e criar um ambiente de paz de Deus para com o mundo, principalmente com a igreja remida.

ASSIM FAZEI VÓS TAMBÉM. Assim como houve um esforço máximo de Cristo para nos conceder o perdão de nossas dívidas e falhas, perante a justiça divina, da mesma forma, deveriam os seguidores do reino de Deus em Colossos procederem uns para com os outros, se esforçando com empenho para perdoar as ofensas uns dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...