domingo, 31 de maio de 2015

Colossenses 4:8

Colossenses 4:8 - O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console os vossos corações.
O QUAL. O apóstolo está se referindo a Tíquico, seu conservo, seu auxiliar, seu cooperador, seu amigo e seu companheiro de ministério. Tíquico era um servo de Jesus Cristo que estava a serviço do reino de Deus e de Cristo, mas que também estava a serviço do ministério de Paulo, principalmente neste momento em que o apóstolo se encontrava preso. Ele era de fato uma pessoa de confiança de Paulo, por isso que era um dos seus cooperadores na obra de Cristo, além de ser seu amigo.

VOS ENVIEI. Não se sabe ao certo onde o apóstolo se encontrava preso neste momento de seu ministério, se em Éfeso, ou na capital do império, Roma. O certo é que o autor desta carta se encontrava encarcerado e não podia, portanto, realizar pessoalmente suas viagens missionárias e ministeriais para visitar as igrejas. O apóstolo ainda não era conhecido de vista dos irmãos de Colossos, mas, há quem diga que seu planejamento era visitar aquela igreja, como não podia agora, enviou Tíquico.

PARA O MESMO FIM. A viagem de Tíquico para representar o apóstolo na igreja que estava na cidade de Colossos tinha seus objetivos bem definidos. Como enviado, e portanto, representando Paulo, Tíquico resolveria em nome de Paulo os mesmos problemas como se fosse o próprio apóstolo em pessoa. Tíquico tinha carta branca da parte de Paulo para tomar as decisões que lhe bem entendesse tomar, até porque ele estava investido da autoridade de apóstolo, porque era comissionado de Paulo.

PARA QUE SAIBA. Nesta frase, o autor nos dá a entender que Tíquico, como um enviado da parte de Paulo e, portanto, como um supervisor no lugar do apóstolo levava consigo a missão de fazer um monitoramento e trazer de volta um relatório de como as coisas estavam se dando na igreja de Colossos. Tíquico seria de fato, os olhos de Paulo naquela missão, no sentido de manter o apóstolo bem infirmado.

DO VOSSO ESTADO. O teor desta carta já nos dá a entender de que boa parte do que estava acontecendo na igreja de Colossos já era do conhecimento do apóstolo, no entanto, o escritor quer saber mais de tudo que estava se dando naquela comunidade cristã, principalmente os últimos fatos. Ele queria saber de tudo.
E CONSOLE. Além do monitoramento que Tíquico devia fazer dos novos fatos que se dava na igreja de Colossos, ele também levava consigo a missão de consolar a igreja de Cristo naquele lugar com as boas novas de Cristo, e o que ele estava realizando. Como também o apóstolo deseja levar ao conhecimento de todos que ele estava bem.

OS VOSSOS CORAÇÕES. Não somente a igreja de Cristo na cidade de Colossos, mas todas as igrejas já fundadas neste tempo estavam passando por momentos de tribulações, perseguições e muitos dos cristãos sendo presos e mortos por causa do evangelho. A mensagem de conforto levada por Tíquico certamente seria um balsamo para o coração dos leitores de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...