quinta-feira, 28 de maio de 2015

Colossenses 4:4-5

Colossenses 4:4-5 - Para que o manifeste como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.
PARA QUE. Nos textos anteriores o escritor sugere que os irmãos da igreja de Colossos perseverem em oração, e ao mesmo tempo solicita que eles se ponham de joelhos e exerçam o ministério de intercessão em seu favor para que Deus abra a porta da palavra. Para isso é que Paulo foi chamado por Cristo quando teve o seu encontro pessoal com o Cristo de Deus no caminho de Damasco, justamente para ser um anunciador do evangelho das boas novas de Cristo no mundo gentílico.

O MANIFESTE. Um estudo criterioso da vida e obra feita pelo grande apóstolo dos gentios nos faz ver que Paulo dedicou suas atividades em pregar o evangelho da nova aliança para aqueles que ainda não conheciam o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, bem como se empenhou efetivamente em ensinar nas igrejas por ele fundadas e por onde passava sobre a nova dispensação da graça implantada por Cristo, como sendo a nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo.

COMO ME CONVÉM FALAR. O missionário não desejava expor simplesmente sua sabedoria humana na divulgação das boas novas do evangelho de Cristo, mas o seu desejo era justamente executar o plano de Deus falando apenas e tão somente aquilo que era da vontade do Senhor seu Deus mediante a direção e orientação do Espírito Santo. Tanto as autoridades romanas como os líderes religiosos das demais religiões viviam a observar o apóstolo no que ele pregava para ter do que o acusar.

ANDAI. Neste ponto, o autor usa de uma metáfora para ensinar aos cristãos de Colossos de como deviam se portar perante a sociedade como representantes do reino de Deus e seguidores do Senhor Jesus. Este “andar” sobre o qual o escritor se refere, diz respeito a maneira em como deve o seguidor do verdadeiro cristianismo viver diante dos seus familiares, amigos e conhecidos, bem como eles devem se comportar quando forem pregar o evangelho de Cristo, seja por meio da pregação ou do testemunho.

COM SABEDORIA. Aquele que prega as boas novas do evangelho simples do Senhor Jesus, não deve se vangloriar da sabedoria humana de que possui, mas deve sim buscar se encher da sabedoria que vem do alto, pela presença e manifestação do Espírito Santo em sua vida na pregação ou ensino. Quem convence o pecador de suas culpas perante a justiça divina, não é um discurso bem elaborado nem uma retórica com palavras eloquentes, mas sim o poder do Espírito Santo na vida de quem prega.

PARA COM OS QUE ESTÃO DE FORA. Uma coisa é ensinar sobre as coisas do reino dos céus para a igreja do Senhor Jesus, e outra é pregar as boas novas do evangelho da graça para aquelas pessoas que ainda não são convertidas ou regeneradas. Portanto, faz-se necessário que os evangelistas natos se monitorem sobre o que hão de pregar para os não convertidos, a fim de pregarem apenas o evangelho de Cristo.

REMINDO O TEMPO. Essa frase pode ser interpretada de várias maneiras, primeiro podes ser que o autor esteja recomendando que os seus leitores preguem sobre que os tempos já estão no fim, ou que eles preguem apena o essencial para os incrédulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...