sexta-feira, 15 de maio de 2015

Colossenses 3:11

Colossenses 3:11 - Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
ONDE NÃO HÁ GREGO. O judaísmo foi uma religião nacionalista, onde a aliança feita com Abraão dava exclusividade aos seus descendentes. Já o cristianismo é a religião para todos os povos, nações e línguas. Portanto, o grego, como povo também faz parte daqueles que tem a promessa de se fazerem participante do reino de Deus e qualquer um ao se converter ao cristianismo verdadeiro, vive a esperança de serem transformados conforme a imagem do Filho de Deus, Jesus Cristo (2 Coríntios 3:18).

NEM JUDEU. A nova aliança de Deus com a igreja de Cristo Jesus em todo o mundo, também tem lugar para qualquer judeu que se converter pelo poder do evangelho das boas novas e receber a Cristo como Senhor e Salvador. Neste texto, é judeu todo aquele que segue o judaísmo ou a legislação de Moisés, mesmo que não pertença a tribo de Judá. O autor está fazendo distinção de raças, religião ou nacionalidade. Em Israel, nesta época, era judeu todo aquele que fosse descendente de Abraão.

CIRCUNCISÃO. Neste caso, o escritor atenta para a religiosidade do indivíduo, que no caso, diz respeito aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, meninos homens, que eram circuncidados ao oitavo dia, sinalizando de que faziam parte do judaísmo. A circuncisão era um sinal de que o judeu era um seguidor do judaísmo e, portanto, que tinha o compromisso de guardar a legislação de Moisés ou lei de Moisés. Se uma família, mesmo sendo descendente de Abraão não quisesse seguir o judaísmo, não estava obrigada a circuncidar os seus filhos homens, ao oitavo dia.

NEM INCIRCUNCISÃO. Dentro deste escopo se encaixavam os judeus que não assumiram o compromisso de guardarem a legislação mosaica, porque optou por não ser circuncidado, e neste caso cabiam bem os judeus da dispersão. E principalmente os gentios que não faziam parte da família de Abraão, Isaque e Jacó, e que não eram prosélitos do judaísmo. Para fazer parte da igreja de Cristo, não precisava ninguém ser circuncidado, apesar de os líderes cristãos legalistas exigem isso no início do cristianismo.

BÁRBARO, CITA. Há quem diga que o autor ao se referir a “bárbaro” esteja escrevendo sobre os povos de outros idiomas diferentes do grego. Existem aqueles que defendem de que o apóstolo descreve sobre os povos mais distantes que ainda não conheciam as boas novas do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o que parece mais provável. Os citas citados pelo autor dizem respeito aos povos nômades que viviam separados das civilizações, sem cultura nem religião.

SERVO OU LIVRE. Servos neste caso se referem aos escravos desta mesma época, e que eram vendidos como se fossem mercadorias. Certamente o autor pretende destacar a posição social das pessoas, dizendo que quando alguém se converte ao cristianismo verdadeiro, não importa a sua posição social, mas é aceito por Deus.

MAS CRISTO É TUDO EM TODOS. Não importa se a pessoa faz parte do judaísmo, se pertence a qualquer nação do mundo, mesmo que seja uma pessoa sem cultura ou que ocupa qualquer posição dentro da sociedade. O importante é ser de Cristo.

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