sexta-feira, 29 de maio de 2015

Colossenses 4:6

Colossenses 4:6 - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
A VOSSA PALAVRA. Em textos anteriores o autor havia escrito sobre o comportamento de cada um daqueles que seguem o verdadeiro cristianismo, por meio dos seus atos, ações e obras. Agora, ele começa este versículo escrevendo sobre o modo de falar dos representantes do reino de Cristo, e que faziam parte da igreja do Deus vivo em colossos. Certamente, o escritor tinha em mente especificamente todos aqueles que eram pregadores do evangelho do Senhor Jesus, como embaixadores de Deus.

SEJA SEMPRE AGRADÁVEL. Essa frase nos remete a escrever de que muitos dos que se dizem pregadores do evangelho nos dias de hoje precisam aprender com o significado desta expressão da palavra de Deus. Isto porque, verdadeiros campos de batalhas têm se travado nas atividades evangelísticas das igrejas, no sentido de, atacarem com palavras agressivas os ouvintes do evangelho de Cristo. Quando se diz que o evangelho da graça significa “boas novas” é porque ele deve ser agradável para ser ouvido.

TEMPERADA COM SAL. Essa é uma metáfora usada pelo autor para representar uma linguagem simbólica com alguns significados importantes. O sal é o melhor tempero de um alimento, sem ele, quase todas as comidas perdem o seu sabor. A mensagem do evangelho transmitida pelos pregadores tem que ter efeito na vida daqueles que são ouvintes das boas novas do evangelho. E o conteúdo transmitido pelos mensageiros do reino de Deus deve causar mudança no perfil daqueles que ouvem a palavra de Deus.

PARA QUE SAIBAIS. O que o escritor tenciona escrever para os seus leitores é de que eles precisam agir com sabedoria em todos os momentos em que transmitem o evangelho para que possam ter a certeza de que estão semeando as boas novas da nova aliança pela sabedoria que vem do alto, e não meramente com a sabedoria humana. O pregador do evangelho tem que ter consciência do que está transmitindo.

COMO CONVÉM. Não adiante pregar, simplesmente por pregar, e é justamente o que o apóstolo tenta alertar para os irmãos da igreja de Colossos. A pregação consciente é aquela que o mensageiro se prepara por meio de oração, consagração, meditação e estudo da palavra de Deus. Quem não se prepara para pregar o evangelho da graça, termina por improviso sendo agressor dos seus ouvintes.

RESPONDER. Como já dizem os pensadores da teologia, os seguidores de Cristo são a bíblia daqueles que ainda não se converteram ao verdadeiro cristianismo. Os incrédulos, por não darem crédito à palavra de Deus, eles não buscam crescer no conhecimento do Senhor, por não lerem a bíblia. Mas quando se sentem curiosos sobre as coisas de Deus procuram os cristãos para tirarem suas dúvidas.

A CADA UM. Não existe resposta pronta, nem passe de mágica para as perguntas feitas pelos curiosos da palavra de Deus. Cada pessoa e cada pergunta que são feitas merecem uma resposta diferente, até porque de todos que buscam suas respostas, cada um precisa de uma palavra que satisfaça sua curiosidade pessoal. Por isso que os seguidores de Cristo tem que estarem preparados para darem a resposta certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...