sexta-feira, 22 de maio de 2015

Colossenses 3:20-21

Colossenses 3:20-21 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
VÓS FILHOS. O autor continua com suas instruções a família cristã, lhes ensinando de como devem se portar como pessoas que servem a Cristo e ao seu reino, e nisso ele requer que os cristãos da cidade de colossos façam a diferença no meio daquela sociedade. Desta feita o escritor se dirige aos filhos e filhas dos lares cristãos para lhes exortarem sobre o que devem fazer com respeito aos seus pais. Esses conselhos do apóstolo eram para que houvesse harmonia dentro da estrutura familiar dos cristãos, até porque eles deveriam ser exemplos de vidas para a sociedade em geral.

OBEDECEI EM TUDO AOS VOSSOS PAIS. Certamente o autor tem em mente os jovens e adolescentes, que na maioria das vezes não tem ainda experiência de vida, e que, portanto, precisam de tutores que possam lhes encaminhar para o bom caminho em seguirem o evangelho de Cristo Jesus. Para uma criança, um jovem ou um adolescente, ninguém melhor do que os seus próprios pais para lhes mostrar o bom caminho a ser seguido, razão porque o escritor exorta que eles obedeçam em tudo os seus pais, principalmente nos conselhos para seguirem ao evangelho de Cristo.

PORQUE ISSO É AGRADÁVEL AO SENHOR. O autor nos dá a entender de que, o Senhor fica a observar o comportamento de cada filho, no tocante ao seu relacionamento de obediência para com os seus pais, e quando tal filho ou filha faz a vontade dos seus pais, tem a aprovação de Deus. O Senhor se agrada quando vê que os filhos se esforçam por sempre obedecer às ordens dos seus pais. O evangelho da graça de Deus trás promessas para aqueles filhos que obedecem aos seus pais, com bênçãos de prosperidade, de vida longa e felicidade. Haverá recompensa da parte de Deus.

VÓS PAIS. Do outro lado, o escritor focaliza nos pais para lhes escrever sobre como devem também se portarem com relação aos seus filhos, lhes ensinando em como podem cria-los dentro da estrutura familiar. Os filhos contam com as provisões, com os cuidados e com o apoio dos seus progenitores, portanto, os pais têm não somente a chance de coloca-los no mundo, assim como devem assumir a responsabilidade de lhes oferecer amor, atenção e proteção. A forma de tratamento dado pelos pais aos seus filhos é muito importante para a formação do caráter e da personalidade deles.

NÃO IRRITEIS AOS VOSSOS FILHOS. A palavra de Deus estabelece as regras de como os pais devem criar os seus filhos, e a sociedade também impõe diretrizes sobre os deveres e obrigações dos pais para com os seus filhos, sem falar nas leis que cada país tem neste sentido para criar um sentimento de segurança nos mais vulneráveis da família, principalmente as crianças. Os pais devem se monitorar no sentido de não provocarem sentimentos de raiva, ira e nem ódio nos seus filhos e filhas, porque eles se sentirão desamparados, por aqueles que deveriam lhes amar e proteger.

PARA QUE NÃO PERCAM O ÂNIMO. Percebe-se que o escritor demonstra sua preocupação com o lado sentimental dos mais frágeis na estrutura familiar. Se os pais que devem amor, cuidar e proteger os seus filhos, não fizerem isso, quem vai fazer? Os pais devem ser os maiores incentivadores dos seus próprios filhos, no sentido de que eles sejam positivistas em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...