quinta-feira, 21 de maio de 2015

Colossenses 3:18-19

Colossenses 3:18-19 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
VÓS MULHERES, ESTAI SUJEITAS. A partir de então, o autor busca tratar nesta sua carta a igreja de Cristo que estava em Colossos sobre os deveres dos maridos das mulheres e dos filhos e filhas também mencionando, por fim, os deveres dos servos, porque muitos lares eram compostos por eles também, sejam os escrevas ou os filhos adotivos. E o escritor começa sua exortação recomendando de que as mulheres devem ser sujeitas aos seus próprios maridos, e isso ele escreve sobre as mulheres cristãs, que faziam parte da igreja do Senhor Jesus na cidade de Colossos e em todo o mundo.

A VOSSOS PRÓPRIOS MARIDOS. O que significa este está "sujeita” ao marido? Certamente o autor aconselha as mulheres cristãs que nas decisões mais importantes na construção do lar, que as irmãs estivessem de acordo com as decisões tomadas pelo seu próprio marido. Com isso, o escritor busca estabelecer a paz e a harmonia dentro da conjuntura familiar, em que nos momentos de impasses nas decisões, que prevaleça a opção do marido, que conforme a tradição cristã é o cabeça do lar. A título de hoje, deve-se estabelecer uma relação democrática, por meio do diálogo.

COMO CONVÉM NO SENHOR. O evangelho é completo e nele se encontram as diretrizes para todas as áreas da vida cristã, o que não poderia ser diferente na orientação do comportamento do marido com sua esposa e vice versa, e isso para se estabelecer a construção de uma família bem edificada pela palavra do Senhor. Quando se diz: “como convém no Senhor” isso nos dá a entender que estas regras devem ser aplicadas dentro de todos os lares dos que se dizem seguidores de Cristo Jesus. Assim como as irmãs são obedientes a Cristo, também devem ser ao marido.

VÓS MARIDOS, AMAI. Neste ponto, o autor olha para o outro lado da mesma moeda, metaforicamente falando, e se dirige aos maridos para lhes exortar o que devem fazer com sua esposa. E amar à mulher implica em cuidar, proteger, fazer as provisões necessárias para seu bem-estar. Também e principalmente deve o marido dar todo o seu amor para com a sua esposa, porque já não são mais dois, mais sim, uma mesma pessoa, em termos de interesses e planos, assim devem os maridos dar atenção as suas próprias esposas, e isso em forma de afeto e carinho.

A VOSSAS MULHERES. Neste tempo em que o apóstolo escreveu esta carta, os costumes eram diferentes dos dias de hoje, em que o machismo prevalecia de forma agressiva contra as mulheres. Até certo ponto, as mulheres nesta época, eram consideradas pela sociedade e dentro do seu próprio lar, como um objeto a ser usado da forma que os homens bem desejassem. Só que, na igreja deveria ser bem diferente.

E NÃO VOS IRRITEIS CONTRA ELAS. Ainda hoje, as mulheres, por serem considerada na sociedade como sendo o sexo mais frágil, muitas delas sofrem os mais aberrantes casos de violências dos seus próprios maridos e companheiros. No entanto, dentro dos lares cristãos isso não deve acontecer, mas o que deve prevalecer é o amor mútuo, bem como o respeito e a consideração de ambas as partes para o bem de todo o lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...