terça-feira, 5 de maio de 2015

Colossenses 2:20


Colossenses 2:20 - Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo.
SE, ESTAIS MORTOS. O “se” usado neste texto pelo autor é condicional, e deve levar os seus leitores a uma reflexão quanto ao seu estado de comunhão e compromisso com Cristo. Mortos com Cristo ensina sobre a rendição da vida de uma pessoa ao Senhorio de Cristo, onde a pessoa não faz mais o seu próprio querer, mas de forma imperiosa estabelece a vontade de Cristo sobre a sua vida. Quando alguém se converte ao cristianismo verdadeiro, pelo poder transformador do evangelho das boas novas, isso subtende que a pessoa morreu para as coisas do mundo para buscar o reino de Deus em primeiro lugar. Morrer para o mundo é nascer para Cristo.

COM CRISTO. A morte de Cristo teve e tem um efeito transformador e de grandes mudanças na vida dos seus seguidores, porque o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi para estabelecer uma nova ordem mundial, com a implantação da nova dispensação da graça. A morte expiatória do Cristo de Deus não aboliu as ordenanças da lei para os Judeus que continuam no judaísmo, mas estabeleceu novos parâmetros para a igreja remida com o seu sacrifício redentor. De forma que a morte de Cristo foi para abrir a possibilidade de salvação para os gentios.

QUANTO AOS RUDIMENTOS DO MUNDO. O autor está se referindo a antiga dispensação com seus pactos nacionalistas e alianças com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, a legislação mosaica. Dentro da nova dispensação da graça, com a vinda das boas novas do evangelho de Cristo, Deus está estabelecendo uma nova aliança, em que para a novo povo de Deus, que é a igreja, não seja preciso se submeter aos ditames impraticáveis da lei de Moisés, porque o evangelho das boas novas traça um novo perfil a ser projetado pelos seguidores de Cristo Jesus, o Salvador.

PORQUE QUE VOS CARREGAIS. Desde os primeiros momentos, quando Israel conquistou a terra de Canaã, e com a implantação da lei de Moisés, que sempre foi um fardo pesado para os Judeus cumprirem as exigências da legislação mosaica. Com o passar do tempo, o fardo foi se tornando cada vez mais insuportável, a prova disto é que os israelitas não tiveram condições de se manterem fieis a aliança com o seu Deus. O Messias se manifestou justamente para tirar o fardo pesado do povo de Deus.

DE ORDENANÇAS. A própria legislação mosaica era repleta de exigências para todos aqueles que se fizessem seguidores do judaísmo, e no tempo de Cristo isso se tornara cada vez mais impraticável, porque os escribas e fariseus complicavam ainda mais.

COMO SE VIVÊSSEIS NO MUNDO. Estudos criteriosos da antiga aliança com Israel demonstra que a legislação mosaica era para esta vida e com promessas terrenas. Mas a igreja de Cristo vive não mais para o mundo, mas, pela esperança de vida eterna, e não vida terrena. A lei é materialista e temporária, o evangelho de Cristo é eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...