sábado, 23 de maio de 2015

Colossenses 3:22

Colossenses 3:22 - Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
VÓS, SERVOS. Os servos a quem se refere o escritor dizem respeito aos escravos, aos filhos de criação ou as pessoas que faziam parte do convívio de uma estrutura familiar. Como o autor está se dirigindo aos seus leitores no sentido de transmitir ensinos para o bom convívio dos cristãos tanto na sociedade e principalmente no seio de suas respectivas famílias, não poderia deixar de transmitir também suas instruções para aqueles que também faziam parte das famílias, como os servos, além dos pais e dos filhos. Os servos, conforme o evangelho deviam obediência aos seus senhores.

OBEDECEI EM TODO. O que o autor está escrevendo neste texto é de conformidade com as leis, os costumes e as tradições de sua época, coisa que nos dias de hoje é totalmente diferente, porque não existe mais, o que em tempos antigos era chamado de escravidão de seres humanos. De forma que, a igreja era composta de pessoas livres, mas também de escravos, e estes, mesmo sendo livres em Cristo, mais deviam cumprir suas obrigações para com os seus patrões ou senhores.

AOS VOSSOS SENHORES SEGUNDO A CARNE. Infelizmente, nos tempos mais antigos, era demasiadamente injusta a divisão de classes sociais, com as burguesias dominantes em detrimento das grandes maiorias de servos e escravos. Estes senhores eram os mais abastados da elite social, como grandes comerciantes, fazendeiros e latifundiários, que por conta de suas posições econômicas e políticas chegavam a dominar sobre enormes quantidades de servos e escravos da sociedade.

NÃO SERVINDO SÓ NA APARÊNCIA. Com isso, o autor estava tentando explicar aos irmãos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Colossos, e que eram servos ou escravos, que servissem aos seus patrões e senhores com toda transparência possível, mesmo quando da ausência dos mesmos, porque isso criava um clima de confiança entre os seus patrões e eles mesmos, tudo em busca da harmonia e da paz.

COMO PARA AGRADAR AOS HOMENS. Essa era uma questão de estabelecer a boa convivência entre os servos e os seus senhores, principalmente proporcionando um certo conforto mental sobre os servos, no tocante a ter a certeza de que estavam corretos em seus procedimentos e com isso esperando justiça dos seus patrões.

MAS EM SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO. O apóstolo estava tentando explicar aos seus leitores, servos ou escravos, de que não adiantava agir de uma maneira, na presença dos seus senhores, mas la no fundo do coração e na mente, seus pensamentos e intenções serem de desobediência, de revolta ou até mesmo de vingança.

TEMENDO A DEUS. Em outra parte dos seus escritos, este mesmo autor recomenda de que os servos ou escravos cristãos servissem aos seus senhores, como se estivessem servindo a Cristo. É como se o escritor estivesse exortando aos seus leitores de que Deus estava também acompanhando o comportamento e as intenções daqueles para quem esta carta estava sendo enviada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...