quarta-feira, 13 de maio de 2015

Colossenses 3:8

Colossenses 3:8 - Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
MAS AGORA. Este “agora” a que se reporta o autor, diz respeito ao tempo da vida dos seguidores de Cristo na igreja de Colossos, depois que se converteram ao verdadeiro cristianismo. E isso teve seu primeiro passo a partir do momento em que os cristãos exerceram a sua fé plenamente em Cristo e em sua obra de redenção e com isso passaram pelo novo nascimento, que representa também a regeneração espiritual, que dá ao servo de Deus a oportunidade de ser transformado em uma nova criatura. Todos aqueles que se convertem pelo poder do evangelho são filhos de Deus.

DESPOJAI-VOS. É como se o apostolo estivesse dizendo aos irmãos de Colossos: Vocês precisam tirar a velha roupa da incredulidade e vestirem a nova roupa de outro tempo de vida em que deve prevalecer a santidade de vida rumo à salvação em Cristo Jesus. O que ficou para trás não deve mais fazer parte do dia a dia da vida daqueles que fazem a opção de seguirem o evangelho da verdade. O que passou, passou, eis que tudo se fez novo, razão porque os nascidos de cima são considerados novas criaturas em Cristo Jesus, fazendo parte do corpo de Cristo que é a sua igreja remida.

TAMBÉM DE TUDO. Entende-se que este “tudo” a que se refere o autor diz respeito a tudo que o mundo oferece, mas que contraria a vontade de Deus. 1 João 2:15-17 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Não tem como alguém servir a Cristo e ao mesmo tempo ao mundo.

DA IRA, DA CÓLERA. Como o judaísmo era uma religião nacionalista, todos os que desde pequeno eram seguidores da legislação mosaica eram ensinados de que as demais pessoas que faziam parte das demais religiões do mundo eram pagãos e, portanto, os judeus alimentavam o ódio, a raiva, a cólera e a ira contra todos. Já o cristianismo é a religião do amor, isso porque o seu fundador, Jesus Cristo, deu o exemplo maior de que o amor fraternal é a força motriz na sua nova religião. Cristo ensinou que, devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo.

DA MALEDICÊNCIA. Esta é uma palavra que se traduz por blasfémia contra Deus, contra Jesus Cristo, contra o Espírito Santo e contra o nosso próximo. Como a igreja estava passando por momentos de tribulações, perseguições e muitos sendo mortos por amor a Cristo e por seguirem a fé cristã, o autor alerta os servos de Cristo naquela igreja para que tivessem o cuidado de não blasfemarem contra Deus, nem também contra as autoridades romanos, nem mesmo contra os falsos líderes religiosos.

DAS PALAVRAS TORPES DA VOSSA BOCA. O autor desta belíssima epístola faz suas recomendações a fim de que os cristãos de Colossos fizessem um monitoramento permanente de suas expressões vocais, com o objetivo de não falarem nada que viesse a prejudicar a igreja de Deus perante as autoridades nem diante da sociedade. Se faz necessário que os seguidores de Cristo tenham cuidado no que falam e fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...