domingo, 10 de maio de 2015

Colossenses 3:2-3


Colossenses 3:2-3 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
PENSAI. As igrejas de Cristo em toda a terra estavam passando por momentos difíceis pelas perseguições do império romano, dos judaizantes e os falsos mestres gnósticos, e com a igreja de Colossos não era diferente, portanto, era natural que as preocupações tomassem conta da mente dos seguidores de Cristo naquela cidade. Como o escritor tinha conhecimento de tais preocupações, ele procurou por meio desta carta, direcionar os pensamentos dos irmãos de Colossos para o que de fato era importante neste momento, que era justamente se ligar nas coisas de Deus.

NAS COISAS. As coisas que estavam afetando diretamente a igreja de Cristo na cidade de Colossos eram as perseguições perpetradas pelas autoridades de Roma, que além de mararem o Senhor Jesus, procuravam agora, deter o crescimento do cristianismo no mundo gentílico. Além é claro, de ter que lidar com as fábulas dos judaizantes e os falsos ensinos dos mestres gnósticos que como heresias tentava prejudicar o bom desempenho espiritual da igreja de Cristo. Todavia, o autor procura tirar estas preocupações dos irmãos lhes recomendando sobre coisas mais importantes.

QUE SÃO DE CIMA. Os que faziam parte do corpo de Cristo em Colossos deviam mesmo era se envolverem com as coisas que são de cima. Estas coisas que são de cima, conforme o evangelho das boas novas é o reino de Deus, a tão esperada salvação, a vida plena e abundante, chamada também de vida eterna com Deus e com Cristo nas mansões celestiais. As coisas que são de cima sãos os dons espirituais e também os dons ministeriais e tudo o mais que envolve as coisas da igreja de Cristo.

E NÃO NAS QUE SÃO DA TERRA. Que os seguidores de Cristo em Colossos tirassem do pensamento e da mente as coisas desta vida, ou as coisas terrenas, como os problemas enfrentados com o império romano, os judaizantes, os falsos mestres gnósticos e os líderes das religiões naturais e místicas. Também não deviam se preocupar com os bens matérias que estavam sendo confiscados pelas autoridades romanas, porque o mais importante eles já tinham, que era a promessa de vida eterna.

PORQUE JÁ ESTAIS MORTOS. Mortos não para Deus nem nas coisas espirituais, mais sim, mortos para o mundo e para as coisas desta vida. Um verdadeiro seguidor do reino de Cristo vive no mundo, mas é como se não vivesse mais para os interesses desta vida, porque o seu alvo é alcançar os céus e buscar as coisas que são de cima.

E A VOSSA VIDA. A caminhada daqueles que vivem para Cristo, porque estão mortos para o mundo é alicerçada e desenvolvida na vida plena e abundante. Quem tem a Cristo como Senhor e Salvador, sua vida não é temporal nem passageira, porque já desfruta da vida eterna, mesmo ainda estando na esfera terrena do mundo perecível.

ESTÁ ESCONDIDA COM CRISTO EM DEUS. A ressurreição de Cristo de entre os mortos é a garantia da promessa de que os remidos em Cristo também estão envolvidos no processo da transformação espiritual, conforme a imagem de Cristo. E assim como Cristo em Deus foi absorvida pela incorruptibilidade, assim é a sua igreja também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...