quinta-feira, 7 de maio de 2015

Colossenses 2:23.


Colossenses 2:23 - As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, e pretexto de humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
AS QUAIS TÊM NA VERDADE. O apóstolo está se referindo aos rituais, celebrações, preceitos e mandamentos, dos dogmas praticados pelos judaizantes, pelos falsos líderes do gnosticismo, e pelos líderes das demais seitas heréticas daquela época. O texto que temos a nossa frente retrata em essência o valor real que possuem os elementos das liturgias e os preceitos das falsas religiões. As igrejas cristãs deste tempo estavam sendo assediadas a se curvarem diante dos ataques dos hereges.

ALGUMA APARÊNCIA DE SABEDORIA. O movimento gnóstico desta época dizia que estava alicerçado na sabedoria e na ciência da religião, e com isso buscava fazer proselitismo no seio da igreja cristã para desviar os seguidores do evangelho simples de Cristo. Gnosticismo vem de gnose, e gnose quer dizer “conhecimento”, que no caso deste movimento gnóstico dentro das igrejas era entendido como o conhecimento dos mistérios desvendados aos praticantes do asceticismo religioso.

EM DEVOÇÃO VOLUNTÁRIA. Essa expressão para a época em que foi escrita esta carta significava “culto para si mesmo” ou “prática religiosa individual”. Na realidade os praticantes do asceticismo gnóstico seguiam os seus próprios instintos em devoção pessoal, em nada buscavam realizar a vontade de Deus, nem procuravam buscar o reino de Cristo. Até porque sua religiosidade era egocêntrica, em torno de si mesmo, e da satisfação pessoal e da carne. Esse é o tipo de religião humanista apenas.

E PRETEXTO DE HUMILDADE. Nas versões mais pontuais temos “com pretexto de falsa humildade”. Os líderes do gnosticismo demonstravam ser pessoas humildes e simples, porem, no fundo, no fundo, isso era apenas pretexto para dominarem a seu bel-prazer os prosélitos de sua religião e cauterizarem suas mentes com regras rígidas de asceticismos sacrificiais. A humildade deles era de fato fingida.

E EM DISCIPLINA DO CORPO. Os líderes do chamado movimento gnóstico, defendiam que, o corpo do ser humano é em si mesmo a morada do próprio mau, e que portanto, deve ser sacrificado ao máximo para se aperfeiçoar. Para tanto, eles submetiam seus corpos aos mais absurdos sacrifícios de si mesmo, por meio do asceticismo. O asceticismo entende-se como um amontoado de regras e dogmas religiosos com o objetivo de fazer diferenciação entre o profano e sagrado.

MAS NÃO SÃO DE VALOR ALGUM, SENÃO PARA SATISFAÇÃO DA CARNE. Todos os dogmas e práticas do gnosticismo, com seus rituais, preceitos e costumes são classificados neste ponto pelo autor, como de nenhum valor. Até porque tudo que era defendido pelos hereges e opositores do evangelho tinha como façanha tentar anular o valor expiatório da morte redentora de Cristo Jesus. O que eles praticavam só tinha valor para satisfazer o conforto mental dos seus adeptos e o prazer da carne deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...