segunda-feira, 18 de maio de 2015

Colossenses 3:14-15

Colossenses 3:14-15 - E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
E SOBRE TUDO ISTO. Do que o autor está escrevendo? Ele vinha passando suas instruções nesta sua comunicação com a igreja de Cristo em Colossos, que tinha como líder o seu amigo e companheiro de ministério, Epafras, de como servir a Deus, fazendo parte do corpo de Cristo que é a sua igreja. Recomendando aos irmãos daquela igreja que deviam viver unidos na fé, buscando o aperfeiçoamento na vida espiritual, e que isso só era possível, vivenciando na prática o amor fraternal. O que comprova a verdadeira transformação de vida é a nossa comunhão uns com os outros.

REVESTI-VOS DE AMOR. Anteriormente, o autor havia afirmado de que se faziam necessário os seguidores de Cristo se revestirem de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão e longanimidade, porem, agora, ele afirma que além destas virtudes já citadas, se faz necessário também vestir a roupa do amor. Este amor deve ser direcionado, primeiro para Deus e depois para com os domésticos da fé, e por fim, para com o nosso próximo. A lei de Cristo tem dois mandamentos, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, e isso no dia a dia da nossa vida.

QUE É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO. Senão vejamos o que disse o mesmo escritor: 1 Coríntios 13:1-3 - AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. A prática do amor fraternal gera desenvolvimento espiritual.

E A PAZ DE DEUS. Esta paz de Deus se traduz na reconciliação do Criador com toda a sua criação e principalmente com a igreja de Cristo. Em Cristo Jesus, Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo. A missão eficaz do Cordeiro de Deus em realizar a redenção da humanidade por meio do sacrifício expiatório produziu esta paz entre o Criador de todas as coisas e todo o cosmo, dai a importância da reconciliação.

PARA A QUAL FOSTE CHAMADOS EM UM CORPO. A igreja do Cristo vivo foi chamada para a reconciliação com Deus e como corpo representativo de Cristo na terra, ela representa a luz do mundo. O mesmo escritor em uma outra de suas carta ele aborda o tema da chamada de Deus em Cristo Jesus para a sua igreja (Romanos 8:30).

DOMINE EM VOSSOS CORAÇÕES; E SEDE AGRADECIDOS. Este sentimento de paz com Deus, juntamente com a prática do amor para com Deus e para com o próximo é que deve permear e preencher todos os espaços de nosso coração. Apesar das lutas que a igreja enfrentava naquele tempo, no entanto, sobrava motivos para ações de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...