terça-feira, 12 de maio de 2015

Colossenses 3:6-7

Colossenses 3:6-7 - Pelas quais coisas vêm à ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
PELAS QUAIS COISAS. O autor se refere a todo tipo de prostituição, seja ela sexual, moral ou espiritual, isso quando se pratica de forma a ser reprovada pela palavra de Deus. Também se refere o escritor as impurezas, a vil concupiscência e as paixões desordenadas, que também estão estes pecados ligados de alguma forma ao adultério, a prevaricação ou a fornicação, que são iniquidades praticadas pelos prazeres carnais. Em fim, essas coisas dizem respeito também a avareza, como forma de idolatria, porque o amor desordenado ao dinheiro é a raiz de todos os males.

VÊM A IRA DE DEUS. Encontramos na bíblia mais de 500 referências falando sobre a ira de Deus, que representa a sua cólera ou o seu furor contra aqueles que desobedecem a sua soberana vontade, que é expressa pela sua palavra. O mesmo evangelho que diz que Deus é amor, bondade e misericórdia, é a mesma palavra que diz também que ele é um fogo consumidor e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Falar sobre a ira, a cólera e o furor de Deus sobre seus inimigos é a mesma coisa que dizer que ele é Juiz dos vivos e dos mortos e que pede conta das obras de todos. E essa ira de Deus sobre os ímpios vem em forma de castigo ou repreensão.

SOBRE OS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. Esses filhos da desobediência são todos aqueles que vivem desordenadamente somente para os prazeres desta vida, embrenhados nas concupiscências da carne e na soberba da vida. O evangelho fala sobre estes filhos da desobediência como sendo os ímpios, os incrédulos, os ateus, os que vivem alienados dos mandamentos do Senhor e todos aqueles que rejeita a Cristo como Senhor e Salvador, quando não acreditam na mensagem do evangelho. Todos aqueles que são desobedientes ao evangelho estão debaixo da ira de Deus.

NAS QUAIS, TAMBÉM. O autor mostra aos seguidores de Cristo na cidade de Colossos, que antes de se converterem ao verdadeiro cristianismo, eles também viviam no mundo como filhos da desobediência, como os incrédulos também vivem. As mesmas coisas que os homens naturais praticam, os servos de Cristo, que eram os leitores desta carta, também praticavam antes de se converterem. A vida pregressa daqueles que agora buscavam o reino de Deus em primeiro lugar, não era diferente da dos desobedientes.

EM OUTROS TEMPOS ANDASTES. Por isso que muitas vezes os nossos parentes, amigos e conhecidos, não querem aceitar a nossa palavra, quando procuramos lhes evangelizar, porque nos acusam das mesmas coisas que eles fazem, nós fazíamos também. O que eles não entendem é que todos aqueles que verdadeiramente passam pelo processo do novo nascimento, são considerados perante a justiça de Deus como novas criaturas, as coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo.

QUANDO VIVÍEIS NELAS. Este “quando” se refere ao tempo da ignorância, de quando os seguidores do reino dos céus ainda estavam na velha vida, buscando satisfazer apenas os prazeres da carne. O verbo “vivíeis” está no passado, justamente porque os servos de Deus que faziam parte da igreja do Senhor Jesus de Colossos deixaram a velha vida de desobediência ao evangelho, para se dedicarem a vontade de Deus e de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...