quarta-feira, 6 de maio de 2015

Colossenses 2:21-22

Colossenses 2:21-22 – Tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens.
TAIS COMO: NÃO TOQUEIS. Os gnósticos eram praticantes de dois extremos na religiosidade, em que de um lado havia os defensores da licenciosidade deliberada e do outro lado estavam aqueles que eram pragmáticos no asceticismo. Ao que tudo indica, o autor ataca diretamente os que seguiam o asceticismo extremo com suas proibições mais bizarras que se possa imaginar. Eles não permitiam que nem mesmo os familiares tocassem em seus entes queridos que viessem a falecer. Também não era permitido que os leigos tocassem nos objetos que por eles eram considerados sagrados. Os próprios líderes que se destacava dos demais viviam separados do povo comum.

NÃO PROVEIS. Era de fato grande a lista dos alimentos proibidos pelos ascetas religiosos do gnosticismo, com uma dieta bastante restrita no tocante a provar dos alimentos e das bebidas. Os alimentos oferecidos nas oferendas não podiam ser provados pelos adeptos do gnosticismo, mas apenas pelos falsos líderes religiosos que realizavam suas cerimônias científicas e filosóficas. Com seus rituais extremamente dogmáticos e misteriosos, suas liturgias religiosas seguiam regras bem elaboradas, com a intensão de impressionar os leigos em demonstrações de religiosidade apenas e tão somente.

NÃO MANUSEIES? Seguindo a lista de proibições determinadas pelos falsos mestres do gnosticismo e em parte pelos judaizantes, o autor enumera mais uma de suas regras, em que proibia aos seguidores das suas heresias de manusearem os objetos de culto, considerados sagrados pelos líderes da religiosidade falsa. Já nesta época, se dava início à ênfase dogmática das relíquias ou objetos ditos místicos nas práticas dos rituais e celebrações destas seitas heréticas. Como também tinha início às religiões de mistérios ocultos, em que apenas os líderes mais elevados tinham conhecimento de tais mistérios.

AS QUAIS COISAS TODAS. O autor chama a atenção dos seus leitores, ao destacar que todos estes objetos ditos místicos ou misteriosos dos rituais e celebrações destas seitas heréticas não tinham nada de diferente de qualquer outro que fosse da mesma espécie. Nas religiões de mistérios ocultos, há sempre a supervalorização de determinados objetos de cultos, em detrimento do que realmente deve ser adorado, que é Deus. Essa transferência do sagrado para o profano é tentar roubar a glória de Deus.

PERECERÃO PELO USO. Todos os objetos tão venerados pelos ritualistas e cerimonialistas das seitas heréticas são perecíveis e se contaminam como qualquer outro objeto. O valor sagrado não está em um objeto de culto, mas no Deus Santo.

SEGUNDO OS PRECEITOS. Todos os dogmas defendidos e todas as práticas religiosas das seitas heréticas não passam de preceitos humanos dos falsos mestres da religiosidade, tudo para impressionar e enganar os adeptos das heresias dos homens.

E DOUTRINAS DOS HOMENS. Jesus falou sobre esse assunto, destacando que os ensinos dogmáticos dos homens são mandamentos e mais mandamentos, que tem no fundo, no fundo, a intensão de escravizar e prender os homens nas redes da religiosidade. Os falsos metres gnósticos viviam de enganar os mais simples do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...