sábado, 16 de maio de 2015

Colossenses 3:12

Colossenses 3:12 - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.
REVESTI-VOS, POIS, COMO ELEITOS DE DEUS. O autor continua com sua metáfora falando sobre alguém que veste uma roupa e depois ainda veste outras por cima para ficar bem protegido contra o vento e o frio. Como eleitos de Deus, esse é um tema recorrente nas páginas da bíblia, e tem paralelo com escolhido, chamado e predestinado. Esses são temas polêmicos e combatidos pelos que defendem o livre arbítrio dos seres humanos, porem, ambos os lados tem bases bíblicas, isso é inegável.

SANTOS E AMADOS. A palavra “santos” neste caso, não se refere aos cristãos mortos e canonizados por uma religião politeísta, mas se refere aos irmãos vivos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Colossos. O apóstolo em seus escritos demonstra que sempre foi amoroso para com os seguidores de Cristo, coisa que ele aprendeu com o próprio Senhor Jesus, que deixou o ensino de que a forma motivadora do crescimento de sua igreja é a prática do amor fraternal entre todos.

DE ENTRANHAS DE MISERICÓRDIA. O conselho do escritor era de que a igreja do Senhor Jesus em Colossos se revestisse de entranhas de misericórdia, e isso nos remete a escrever de que o seu desejo era de que todos usassem de compaixão uns para com os outros. A igreja passava por momentos de tribulações, perseguições e muitos estavam sendo presos e mortos por amor a Cristo. Portanto, a união de todos pela causa do evangelho só era possível se todos exercessem bondade mútua.

DE BENIGNIDADE. A benignidade é uma das virtudes características dos atributos de Deus, sendo um dos frutos do Espirito Santo exercido pelo amor. Cristo Jesus quando se manifestou como sendo o Messias e Emanuel de Deus viveu no seu dia a dia essa grande virtude divina, quando só fez o bem a todos. O apóstolo não fez diferente, quando dedicou sua vida e ministério em prol da igreja de Cristo. Da mesma forma, ele exorta aos seguidores de Cristo que exerçam na prática a benignidade cristã.

HUMILDADE. Essa é uma palavra que descreve todos aqueles que procuram viver uma vida simples, modesta e pacata, por saber que não pertence a este mundo, porque sua pátria é a cidade celestial, a nova Jerusalém. Todos aqueles que são eleitos e amados de Deus devem lançar fora de si, de sua vida e de suas práticas diárias a arrogância, o orgulho e o egocentrismo. Pois, por mais influente que possa ser, o cristão verdadeiro deve andar nas pisadas do Mestre, que foi humilde em tudo.

MANSIDÃO, LONGANIMIDADE. A mansidão é aquela virtude cristã que faz com que o seguidor do evangelho possa suportar as afrontas, mesmo sendo injustiçado, com paciência e resignação. Ser manso é não revidar, mesmo estando com a razão, mas entregar tudo a Deus, que é justo e que defende os seus servos. Ser longânime é suportar com mansidão as afrontas, mesmo que isso aconteça a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...