terça-feira, 26 de maio de 2015

Colossenses 4:1

Colossenses 4:1 - VÓS, senhores, fazei o que for de justiça e equidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.
VÓS SENHORES. Este primeiro versículo do capítulo quatro, poderia fazer parte do capítulo anterior porque está dentro do mesmo assunto que o autor vinha tratando, entre servos e senhores. Neste caso, o apóstolo não está em regra geral se dirigindo aos donos de escravos que faziam parte da alta sociedade de Colossos, mas sim aos seguidores de Cristo, que faziam parte da igreja do Senhor naquele lugar e que também tinham servos a seu serviço, seja como donos de escravos ou patrões.

FAZEI. O verbo nos chama a atenção para o que os senhores ou patrões de escravos faziam de certo ou de mal contra os seus servos, e isso em especial os cristãos que tinham a sua disposição escravos, servos ou filhos de criação. O autor chama a atenção deles no sentido de praticarem o que é justo e correto para com aqueles que lhes serviam em seus empreendimentos, fazendas ou em casa. Que o comportamento deles para com seus servos fossem de servos de Cristo e do próximo.

O QUE FOR DE JUSTIÇA. Como o escritor se dirigia aos cristãos que faziam parte da igreja de Cristo em Colossos e que tinham a sua disposição, escravos, servos, empregados ou filhos de criação, ele esperava que os irmãos fossem justos para com seus empregados, lhes pagando os seus direitos e cumprindo fielmente com o que determinavam as leis da época e os bons costumes cristãos. Todo cristão verdadeiro é convidado pelo evangelho da graça a ser praticante da justiça social.

E EQUIDADE. Além de praticarem a justiça social, trabalhista e humanitária, os senhores de escravos para quem o autor estava escrevendo deveriam ser também cheios de equidade para com os seus servos ou empregados. E isso se traduz por atos de bondade, por ações de benevolência e práticas humanitárias, até porque a lei de Cristo tem como uma de suas fortes vertentes a prática do amor fraternal para com o próximo. De forma que os senhores cristãos deveriam ser cheios de compaixão.

A VOSSOS SERVOS. Estes servos a quem se refere o autor dizem respeito aos escravos, empregados, ou filhos de criação, que faziam parte da estrutura de mão de obra dos mais abastados da elite social da época. O fato de alguém ser livre em Cristo por fazer parte do cristianismo, não lhe dá o direito de não cumprir com os seus deveres para com seus senhores, seja como escravo, como empregado ou como filho adotivo. Ser livre em Cristo, reforça ainda mais, o dever de ser um bom cidadão.

SABENDO QUE TAMBÉM TENDES UM SENHOR. O apóstolo chama a responsabilidade dos irmãos da igreja de Cristo em Colossos que tinham a sua disposição escravos, servos ou filhos de criação, que eles eram senhores aqui na terra, mas que acima de tudo não se esquecessem de que também eles tinham um superior, Cristo Jesus.

NOS CÉUS. Essa frase nos remete a entender a superioridade de Cristo sobre todos os seres humanos, até mesmo sobre os que na terra se acham importantes e que ocupam posições de poder sobre os demais. Cristo ao ressuscitar de entre os mortos, ele subiu ao céus para se assentar a destra de Deus, ocupando posição muito elevada acima de todos e de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...