domingo, 21 de fevereiro de 2016

1 Pedro 2:17-18

1 Pedro 2:17-18 - Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.
HONRAI A TODOS. É bem provável que Pedro esteja se referindo ao respeito, que o cristão deve ter com todas as pessoas, com quem se relaciona no seu dia a dia. As igrejas são visitadas constantemente por pessoas não convertidas, sejam elas pessoas comuns da sociedade e também as autoridades civis. E as lideranças da igreja precisam ter respeito e consideração por todas estas pessoas. No período da igreja primitiva havia uma certa hostilidade da sociedade contra a igreja e também do estado, mas o povo de Deus não podia reagir da mesma forma, mas sim com respeito a todos.

AMAI AOS IRMÃOS. A lei de Moisés continha muitos e diversos mandamentos, no tocante a como o ser humano devia se relacionar para com o seu próximo, e principalmente de um judeu para com o outro. No cristianismo e na lei de Cristo, tudo isso se resume em um só mandamento, que é amar ao próximo como a si mesmo, porque deste mandamento depende todos os demais. Como o tempo era difícil para os seguidores de Cristo, por conta das perseguições, uns precisavam dos outros.

TEMEI A DEUS. A bíblia declara que, temer a Deus é o princípio da sabedoria, porque quem teme a Deus é inteligente o suficiente para agir corretamente em tudo que faz e que fala, uma vez que, o temor a Deus leva o homem a ter responsabilidade com os seus atos. Temer a Deus não é a mesma coisa que ter medo de Deus, temer a Deus é ter respeito ao Criador de todas as coisas e ser consciente de que vamos prestar contas diante da justiça divina pelos nossos atos e obras. Temer é ser inteligente.

HONRAI AO REI. O evangelho nos ensina de que, as autoridades são constituídas por Deus, e que elas estão cumprindo missões nesta terra para o bem dos bons e para repreensão dos que agem errado. As lideranças da igreja primitiva ensinavam aos seguidores de Cristo de que eles não deviam desafiar as autoridades. O império romano estava sendo usado pelo inimigo para perseguir a igreja, de forma que, os servos de Deus não podiam nem deviam provocar mais ainda as autoridades.

VÓS SERVOS, SUJEITAI-VOS COM TODO TEMOR AOS VOSSOS SENHORES. Neste mesmo período da igreja primitiva existiam muitos dos cristãos que eram escravos. E para que houvesse paz em suas vidas, o autor recomenda que estes se sujeitassem aos seus senhores, conforme o costume e as leis desta época. Estes senhores, geralmente eram os proprietários de grandes fazendas, que compravam escravos para trabalharem em suas lavouras, já que a agricultura era uma atividade econômica.

NÃO SOMENTE AOS BONS E MODERADOS. A leitura que se faz destes senhores de escravos nos livros de história é que eram quase todos maus e carrascos. Todavia, existiam aqueles que eram mais generosos com os seus servos. Existiam aqueles que tratavam os seus escravos com atos de bondade, porque eram mais moderados no tocante a situação social deles. Muitos desses se converteram ao cristianismo.

MAS TAMBÉM AOS MAUS. O conselho do escritor era de que os irmãos que eram escravos se sujeitassem aos seus senhores, mesmo que eles fossem pessoas ruins. Até para que eles não tivessem mais motivos de lhes serem mais carrascos do que naturalmente já eram. Esses senhores, quando eram maus, também eram carrascos com seus servos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...