segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 2:24

1 Pedro 2:24 - Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
LEVANDO ELE MESMO OS NOSSOS PECADOS. Neste ponto, o escritor nos fala sobre o que a respeito do Messias já estava escrito. Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A velha dispensação ou na dispensação da lei, o que prevalecia era o bem elaborado sistema de sacrifício de animais como propiciação e expiação.

EM SEU CORPO. Na nova dispensação da graça de Deus ou para implantar esta nova dispensação, Deus estabeleceu que o próprio Messias, que veio como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele mesmo seria sacrificado em preço de redenção, substituindo assim o velho modo da propiciação e expiação pelo pecado do povo. Na expiação, conforme a lei, um cordeiro sem defeito era enviado ao deserto para morrer em lugar do povo. Cristo foi este Cordeiro.

SOBRE O MADEIRO. A crucificação do Senhor Jesus foi o ápice do seu sacrifício em prol dos pecados do seu povo, que é a sua igreja remida. O Cristo de Deus, além de levar sobre as suas costas a sua cruz (que era nossa), ele foi nela crucificado em nosso lugar, por isso que a bíblia afirma: O castigo que nos traz a paz, estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O ato da crucificação do Cordeiro de Deus foi também a obra de redenção dos pecados dos que fazem parte da igreja.

PARA QUE MORTOS PARA O PECADO. Todos aqueles que estão em Cristo Jesus e que foram alcançados pelos benefícios incalculáveis da redenção feita pelo Messias de Deus estão mortos para o mundo e, portanto, para o pecado também, por isso que o evangelho afirma: Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima. O pecado e as concupiscências da carne já não têm domínio sobre os que já nasceram de novo e que são novas criaturas em Cristo.

PUDÉSSEMOS VIVER PARA A JUSTIÇA. Libertos da escravidão do pecado, e agora, sendo guiados pelo Espírito de Deus, os remidos do Senhor Jesus vivem não mais para o mundanismo, nem para os desejos da carne, mas sim para a justiça de Deus. Este viver “para a justiça” é ter uma vida de santidade onde o que prevalece é a vontade soberana do Deus bendito. Esta justiça sobre a qual o autor se refere não é a justiça própria, mas sim, a justiça que provem de Cristo, que nos justifica.

E PELAS SUAS FERIDAS. O apóstolo novamente volta seus pensamentos para Isaías 53:4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Certamente o autor fala das muitas dores que Cristo teve que suportar.

FOSTES SARADOS. Por fim, o escritor nos ensina sobre os efeitos milagrosos que a morte do Cordeiro de Deus tem na vida dos seus discípulos. Cristo Jesus, não somente teve poder para curar quando esteve aqui, ele continua curando ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...