segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:6

1 Pedro 3:6 - Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.
COMO SARA. O apóstolo poderia usar o nome de muitas das outras heroínas da fé que estão contidos nas páginas do Velho Testamento, mas o nome de Sara soava bem como exemplo de mulher que era submissa a seu marido, porque ela era a esposa favorita do patriarca Abraão. Além do mais, ela era considerada a matriarca da nação inteira de Israel, por ser a mãe de Isaque, ele que nasceu de um milagre, cumprindo assim a promessa feita a Abraão de ser o Pai de uma grande nação.

OBEDECIA. Não se sabe ao certo a que ato de obediência específico se refere o nosso autor sagrado ou se ele se reporta em termos gerais a vida de submissão prestada por Sara ao seu marido Abraão. Mas, é certo se dizer e afirma que ela era usada como modelo de esposa pelo povo judeu para ensinar as mulheres recém-casadas de como deviam ser obedientes aos seus maridos. Mesmo vivendo em circunstâncias desfavoráveis, perante sua rival, ela, no entanto, permaneceu firme.

A ABRAÃO. Escrever sobre este patriarca é a mesma coisa que contar a história de uma nação inteira, chamada Israel, porque aquele povo tem a sua origem na promessa feita por Deus ao seu amigo Abraão, quando ele ainda era peregrino em terra estranha. Em vários momentos da história de Abraão e Sara se percebe o quanto este nobre casal se ajustavam aos planos de Deus para que o Senhor deles suscitasse uma grande nação, da qual nasceu o Cristo e Filho de Deus.

CHAMANDO-LHE SENHOR. Essa forma de tratamento usada por Sara quando se dirigia ao seu marido Abraão, nos ensina sobre o seu respeito e consideração que ela disponibilizada quanto á pessoa do Patriarca. Este exemplo era tomado emprestado da vida de Sara para ensinar as mulheres judias de que elas deveriam ser submissas em tudo aos seus esposos. E esta foi uma tradição herdada pelo cristianismo, mais que veio de fato do judaísmo e da lei de Moisés.

DA QUAL VÓS SOIS FILHA. Toda a humanidade tem uma progenitora na sua genealogia, que é justamente Eva, a primeira mãe dos seres humanos, lá no princípio da história humana. Todavia, para o povo de Israel, a chamada grande mãe se chama Sara, porque para aquele povo e aquela nação, a história deles teve início como nação, com a promessa feita a Abraão e a Sara. O cristianismo tem respeito a esta heroína da fé, por tudo aquilo que a seu respeito diz a bíblia.

SE FAZEIS O BEM. O “se” é condicional e chama a responsabilidade das mulheres cristãs a serem modelo de pessoas que fazem o bem. E fazer o bem neste caso é dar um bom testemunho como servas de Deus dentro da estrutura de sua família, como esposas que são submissas a seus esposos, e uma boa mãe também.

E NÃO TEMEIS NENHUM ESPANTO. Aquelas mulheres cristãs que obedecessem aos conselhos do apóstolo, se viam diante da possibilidade de viverem tranquilas sem nenhum espanto. O bom comportamento destas servas de Deus seria usado para aplacar os sentimentos contrários dos que resistem ao evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...