segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:7

1 Pedro 3:7 - Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.
IGUALMENTE VÓS, MARIDOS. Nos textos anteriores, o autor, vinha repassando seus conselhos para as mulheres cristãs, quanto a seus comportamentos no tocante aos seus maridos, principalmente aqueles que ainda não eram convertidos ao cristianismo. Mas, agora, ele se dirige aos servos de Deus para lhes comunicar sua exortação sobre como eles deveriam tratar suas esposas. No cristianismo, os deveres conjugais é uma estrada de duas vias, onde ambos têm direitos e deveres.

VIVEI COM ELAS COM ENTENDIMENTO. O desejo do apóstolo era de que a paz e a harmonia reinassem dentro dos lares cristãos, porque assim sendo, as famílias cristãs poderiam servir de bons exemplos para a sociedade. Esse viver com as esposas com entendimento, nos ensina sobre o respeito e a consideração que o esposa deve ter com suas respectivas esposas, lhes tratando de forma digna e justa, porque na conjuntura familiar, a mulher ocupa lugar de honra e destaque.

DANDO HONRA A MULHER. Como diz um ditado popular: Onde tem um grande homem, é porque junto dele tem também uma grande mulher. No cristianismo houve um progresso muito grande quanto ao tratamento em que os homens devem dar as suas esposas, comparado ao judaísmo. No judaísmo, e também nas culturas mais antigas, as mulheres não tinham muito valor na estrutura familiar e na sociedade. O machismo perdeu força no cristianismo, como ponto de progresso.

COMO VASO MAIS FRÁGIL. Neste tempo e nos começos do cristianismo, os autores do Novo Testamento viam com preocupação o momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Pedro, que antes de ter um encontro com Cristo seguia o judaísmo conservador procura tocar na sensibilidade dos seus leitores para que atentassem para o quanto as mulheres já haviam sido discriminadas até então. Mas que esta situação precisava ser mudada para melhor a partir de agora.

E COMO SENDO ELAS HERDEIRAS CONVOSCO. Atos 16:31 – Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casas. O apóstolo Paulo afirma que a mulher é santificada no esposo e vice versa. Entende-se que os esposos cristãos podem ser participantes da salvação de suas esposas, principalmente quando estes dão bons testemunhos para com suas esposas. Assim sendo, com o passar do tempo elas vão ver que os servos de Deus são diferentes dos demais e com isso se converterão.

DA GRAÇA DA VIDA. Esta “graça da vida” poder ser entendida como sendo a graça que produz vida eterna, a começar com uma vida saudável que os servos e servas de Deus já começam a desfrutar a partir do momento que se convertem a Cristo. Um casal abençoado por Deus é portador permanente da graça manifesta do Pai.

PARA QUE NÃO SEJAM IMPEDIDAS AS VOSSAS ORAÇÕES. O apóstolo dá a entender que quando a união de um casal estiver comprometida, isso impede das orações da família chegarem ao trono da graça. O bom é viverem sempre unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...