quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:10

1 Pedro 3:10 - Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.
POIS, QUEM QUER. Ver-se que o apóstolo aponta em direção ao livre arbítrio, em que os seus leitores tem o direito de escolher o que deve fazer exercendo sua própria vontade e querer, o que constitui o plano de criação do ser humano pelo Deus Criador. O inimigo quando passa a ter posse sobre a vida de muitas pessoas, ele busca exercer domínio e controle sobre a mente destas pessoas possessas. Deus, no entanto, respeita as vontades das pessoas em sua teocracia.

AMAR A VIDA. O conceito do mundo é de que “amar a vida” é aproveitar os momentos de diversão, com festas regadas a muita bebida, envolvendo-se em atos sexuais ilícitos, como adultério, prevaricação, fornicação, homossexualismo e lesbianismo. Para o evangelho das boas novas, “amar a vida” é decidir a viver para Cristo e com Cristo, porque quem toma sua decisão ao lado do Senhor Jesus, a sua qualidade de vida passa a ser a melhor que se possa imaginar neste mundo.

E VER DIAS BONS. Pensa o homem natural que “dias bons” é desfrutar tudo que o mundo oferece, e realizar seus desejos carnais e a soberba da vida. Para os incrédulos, ter “dias bons” é ter riquezas materiais, é adquirir fama e sucesso profissional. Para quem é uma nova criatura em Cristo Jesus, “dias Bons” é desfrutar vida abundante na presença de Deus, buscando o reino de Deus em primeiro lugar, e com isso, as demais coisas são acrescentadas e nada falta.

REFREIA SUA LINGUA. O apóstolo Tiago dedica boa parte de sua epístola a este tema, lembrando aos seus leitores sobre o controle que devem exercer sobre sua forma de se expressar por meio da fala. Refrear a língua neste caso é procurar controlar a faculdade da fala o máximo que possível para não pronunciar palavras inadequadas que venham a prejudicar a quem quer que seja. O que se espera de um servo de Cristo é que ele use sua língua para glória de Deus.

DO MAL. Agora, o nosso autor mostra aos seus leitores no que não se deve usar a língua, ou seja, a voz, que representa a faculdade da fala, que é justamente para tudo aquilo que representa o mal, e com isso entende-se que o homem pode ser um instrumento do maligno por meio de suas palavras que ele fala. Mas, que aqueles que representam a Cristo usem sua voz para pregar o evangelho.

E OS SEUS LÁBIOS. Os lábios, assim como todos os membros da boca, como a própria língua e os dentes fazem parte deste instrumental na modulação e na articulação da comunicação por meio da fala ou da voz. No caso dos lábios, eles exercem um controle fundamental na separação das palavras e frases umas das outras, proporcionando intervalos, como na escrita temos os pontos e virgulas.

NÃO FALE ENGANO. Outra vez, Pedro, dá a sua dica no que não se deve usar a nossa faculdade da fala, que é efetivamente para o engano. Todos aqueles que falam mentiras perdem totalmente a confiança das pessoas, porque até mesmo quando estiverem falando a verdade não são dignas de credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...