sábado, 27 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:13-14

1 Pedro 3:13-14 Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sois; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis.
ORA, QUEM É QUE VOS FARÁ MAL. É bem provável que o escritor se refira as maldades praticadas pelos judaizantes, pelos falsos mestres do gnosticismo, pelos líderes das seitas pagãs e pelas autoridades romanas, que se macunavam todos contra os seguidores do cristianismo, com o intuito de tentarem impedir o crescimento da religião de Cristo. Porem, o povo de Deus contava com a proteção de Cristo, por isso que no final de tudo, a igreja saiu vencedora em tudo.

SE FORDES ZELOSOS DO BEM? Verdade é que os inimigos do evangelho e do povo de Cristo procuravam expor seu ódio contra a igreja remida por meio das injúrias, das injustiças e das distorções da realidade. Mas, se os seguidores de Cristo buscassem dentro do possível viver de forma correta, sempre praticando o bem, buscando o máximo que possível obedecer as autoridades e suas leis, ficaria mais difícil para que os opositores e inimigos encontrassem motivos para os maltratar.

MAS, SE PADECERDES. Esta frase representa tudo de mal que os inimigos de Cristo e do seu evangelho faziam contra a igreja remida do Senhor Jesus. Desde o primeiro momento em que um cidadão se declarava seguidor do cristianismo, dentro da esfera do governo romano, ele passava a ser duramente perseguido pelas autoridades religiosas e do império. Foram muitas as perseguições, as aflições e tribulações que os cristãos tiveram que enfrentar nos começos da igreja.

POR AMOR A JUSTIÇA. Os heróis da fé, os servos de Deus, os profetas do Senhor, o próprio Messias de Deus e agora os seguidores do Cristo de Deus foram extremamente hostilizados na terra por seguirem o amor da justiça. Este amor á justiça é optar por uma nova vida ao lado de Cristo e passar a viver em torno das coisas que pertencem ao reino dos céus. Quando alguém rompe com o mundanismo e procurar fazer a vontade de Deus, isso ele faz por amor a justiça.

BEM-AVENTURADOS SOIS. Os perseguidores da igreja de Cristo se achavam acima de tudo e de todos, quando na realidade eram os mais miseráveis de todos os homens, até porque quem se levanta contra os planos de Deus se dá mal. Mas, os servos de Cristo, mesmo que nesta vida fossem considerados como os coitadinhos, mas, diante do coração do Pai eram considerados de bem-aventurados.

E NÃO TEMAIS AS SUS AMEAÇAS. Os cristãos primitivos viviam sob pressão a todo o momento, porque eram submetidos aos mais cruéis testes da fé, quando eram oprimidos e coagidos a negarem o nome de Cristo. Perseguições, tribulações e torturas eram aplicadas contra os que deixassem suas religiões pelo cristianismo.

NEM VOS TURBEIS. Cristo deixou suas palavras de conforto aos seus discípulos da seguinte forma: Não se turbe os vossos corações (João 14:1) e outra vez: Tenho vos dito isso, para que em mim tenhas paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33). Os servos de Cristo não estavam sóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...