segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:5

1 Pedro 3:5 - Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos.
PORQUE ASSIM SE ADORNAVAM. O autor não está criando uma nova doutrina cristã com regras para delinear o comportamento das esposas cristãs, como que para lhes ensinarem a ser submissas aos seus esposos, até mesmo aquelas em que os seus maridos ainda não eram convertidos, quanto mais as que tinham esposos cristãos. Mas, o apóstolo está apenas citando costumes antigos de comportamento das mulheres que serviram a Deus, conforme a tradição judaica.

ANTIGAMENTE TAMBÉM. Certamente, o escritor se refere às boas tradições que a cultura judaica sempre buscou preservar quanto ao comportamento das santas mulheres de Deus para com seus esposos, e no seio de sua família. Usos e costumes são na maioria das vezes temporários e mudam de região para região, principalmente quando é moda, como nos dias de hoje. Todavia, o tempo não muda uma boa tradição, quando esta é aprovada pela malha moral da sociedade.

AS SANTAS MULHERES. Estas santas mulheres de Deus não se refere ás supostas santas canonizadas por determinadas religiões pagãs, mas dizem respeito às mulheres que foram chamadas por Deus para cumprirem missões importantes no seu reino. Ser uma mulher santa é viver separada do mundanismo, e ao mesmo tempo se dedicar a fazer a vontade de Deus. A bíblia tem muitas referências sobre estas heroínas da fé, tais como Sara, Rebeca, Rute e outras tantas.

QUE ESPERAVAM. Essa é uma frase que classifica aquelas mulheres que depositavam sua esperança em Deus, como sendo o Deus que conhece todas as coisas e que requer um comportamento modesto de suas filhas. Elas esperavam em Deus porque tinham plena confiança de que o Senhor é justo e recompensador daquelas pessoas que procuravam fazer a sua vontade. Essa esperança representa a confiança absoluta de que Deus é galardoador e abençoador.

EM DEUS. As heroínas da fé seguiam o monoteísmo, depositando sua esperança no único Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra. Diferente das mulheres pagãs que seguiam o politeísmo, com suas crenças vãs nas falsas divindades dos povos, que são frutos das imaginações dos líderes religiosos que seguiam o paganismo. O pensamento do autor se posiciona em direção das mulheres que seguiam o judaísmo, que sempre foi à religião oficial de todo o Israel de Deus.

E ESTAVAM SUBMISSAS. A legislação de Moisés ensinava que as mulheres que faziam parte do judaísmo deviam ser submissas aos seus esposos como manda a lei, e aquelas que desobedecessem aos mandamentos de Moisés eram consideradas transgressoras, e com isso tinham que arcar com as consequências.

A SEUS MARIDOS. Sem falar que os costumes e tradições dos judeus consideravam as mulheres como seres inferiores aos homens, o que gerava o sentimento de machismo na sociedade. É preciso lembrar que o fato das mulheres serem submissas aos maridos, não é a mesma coisa de serem escravas dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...