domingo, 28 de fevereiro de 2016

1 Pedro 3:19-20

1 Pedro 3:19-20 - No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão. Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água.
NO QUAL TAMBÉM FOI. No texto anterior, o autor nos faz saber que o Senhor Jesus foi vivificado no Espírito, e isso nos fala do seu próprio Espírito e não no Espírito Santo, como alguns buscam expor. Ao ser morto, e o seu corpo passar três dias na sepultura, o Espírito de Cristo não ficou preso ao seu organismo, mas sim, foi cumprir missões importantes no hades, certamente para proclamar a sua vitória universal com a redenção da humanidade, pela obra da reconciliação.

E PREGOU AOS ESPÍRITOS EM PRISÃO. Todos sabem que o Messias de Deus já era esperado como sendo um mensageiro da parte de Deus para pregar boas novas de salvação, conforme já estava previsto em Isaías 61:1-2. Não se sabe ao certo sobre o conteúdo da pregação feita pelo Mestre, Cristo Jesus nosso Senhor naquele lugar. A cultura religiosa dos judeus ensinava de que os ímpios se encontravam em uma prisão chamada hades, aguardando a ressurreição e o julgamento final.

NOS QUAIS NOUTRO TEMPO FORAM REBELDES. Desde a queda da raça humana, lá no Jardim do Éden, que o sentimento de rebelião passou a exercer domínio sobre a maioria dos seres humanos. E as histórias narradas nas Santas Escrituras confirmam de que, a síndrome do pecado afetou diretamente o comportamento dos seres humanos, quanto ao seu caráter e personalidade. Sobre o tempo a que se refere o nosso autor, logo mais a nosso frente, ele especifica essa mesma época.

QUANDO A LONGANIMIDADE DE DEUS. Essa longanimidade de Deus a que Pedro se refere diz respeito ao comportamento da parte do Criador em ter paciência com compaixão, esperando que os homens se arrependessem dos seus maus caminhos e se voltassem para o seu Criador em fazer a sua vontade.

ESPERAVA NOS DIAS DE NOÉ, ENQUANTO SE PREPARAVA A ARCA. Enquanto Noé preparava a arca, conforme o Senhor lhe ordenara, Deus esperava que os homens daquela época se arrependessem de suas rebeliões e se voltassem para os seus planos. A construção da arca da salvação das águas do dilúvio era na realidade uma pregação que trazia consigo uma mensagem de juízo, e ao mesmo tempo apontava para um caminho de esperança, se houvesse arrependimento.

NA QUAL POUCAS, ISTO É, OITO ALMAS. Não se sabe ao certo quantos habitantes haviam sobre a terra, quando veio o dilúvio como destruição do primeiro mundo, mas podemos conjecturar que não eram poucos. No entanto, apenas a família de Noé é que acreditou na mensagem de Deus e entraram na arca.

SE SALVARAM ATRAVÉS DA ÁGUA. O livro do Gênesis nos fala sobre Noé, sua esposa, seus três filhos e suas três noras, estas foram ás pessoas que entraram na arca da salvação e escaparam da destruição que veio por meio do grande dilúvio. Quem não acreditou na pregação de Noé teve que enfrentar o dilúvio e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...